
Medicina de Emergência e Catástrofe
Código
11132
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MC
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Rui Moreno
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objectivo fornecer conhecimentos nas áreas da Medicina de emergência e da Medicina de catástrofe, nas suas múltiplas vertentes. Das estratégias de abordagem do doente emergente individual às diferentes situações de multivítimas.
Conhecer a realidade da medicina de emergência extra-hospitalar em Portugal, e dos seus intervenientes nomeadamente do INEM. Conhecer as suas estruturas (meios técnicos e humanos), processos e resultados. A sua actuação do doente que requer Suporte Avançado de Vida, vitima de PCR e/ou de trauma ou num contexto de multivítimas perante fenómenos de diferente natureza, isto é catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.
Desenvolver competências na abordagem destes doentes, compreendendo a importância da formação e treino, intervir no timming certo, efectuando os gestos necessários e suficientes que o doente ou os doentes requerem, actuando em equipa, logo de modo hierarquizado, sistemático e reconhecendo a importância de práticas fundamentais em Medicina de Catástrofe como são a triagem, uma criteriosa gestão de recursos e os benefícios sempre presentes de fazer uma correta planificação da preparação e da resposta a este tipo de situações. Os valores humanos e éticos da medicina estão aqui necessariamente presentes mas ganham muitas vezes uma nova dimensão.
Conhecer os intervenientes hospitalares na resposta a situações de catástrofe, nomeadamente os Serviços de Urgência, Salas de Emergência, UCIs, como actuam e o que deles se pode esperar. Que transformações podem e devem os Hospitais sofrer como se devem adaptar a situações de excepção. Os planos de catástrofe hospitalares e a sua integração com planos locais, regionais e nacionais.
Pré-requisitos
Conteúdo
A UC decorre ao longo de 2 semanas (34ª e 35ª semanas) estando organizada em aulas teóricas, aulas teórico-práticas com discussão de casos clínicos, exercício table-top e visitas orientadas ao Serviço de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), Viatura de Emergência Médica (VMER), Viatura de Intervenção em Catástrofe (VIC), Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Bibliografia
- The Fundamental Disaster Management, Third Edition (FDM) course handbook. SCCM.
- Transporte de Doentes Críticos. Recomendações, 2008. Comissão da Competência em Emergência Médica e Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI). http://www.spci.pt/Docs/GuiaTransporte/9764_miolo.pdf
- Plano Catástrofe Externa no Hospital. Hospitais SA, Unidade de Missão. www.hospitaisepe.min-saude.pt/.../Urgência%20-Plano%20Catástrofe.pdf
- Plano de Catástrofe e Emergência do CHLC. Comissão de Catástrofe e Emergência do Centro Hospitalar de Lisboa Central, E.P.E.
- The ICU Book, 3º edição, Paul Marino, Lippincott Williams and Wilkins
- Critical Care Medicine: The Essentials, 4ª edição, john J. Marini e Arthur P. Wheeler, Lippincott Williams and Wilkins
- Surgical Intensive Care Medicine, 2ª edição, John M. ODonnell, Flávio E. Nácul, Springer.
Método de ensino
Tendo como objetivo geral a participação ativa dos alunos nos vários momentos formativos da UC, as modalidades pedagógicas essenciais são:
Aulas teóricas que incluem a participação dos alunos com casos clínicos.
Aulas teórico-práticas incluem visitas intra e extra-hospitalares, já anteriormente descritas com bastante detalhe; exercícios práticos e apresentações mais curtas com uma participação mais ativa dos alunos.
Método de avaliação
A avaliação dependerá do desempenho do aluno (assiduidade e pontualidade; comportamento profissional nos diferentes ambientes onde a UC decorre; capacidade de execução das tarefas atribuídas; motivação e interesse pela valorização profissional; integração e capacidade de trabalhar em equipa).
A avaliação realizar-se-á no final das 2 semanas de formação (8/06/2015, data a confirmar) na biblioteca da UCINC, através de exame escrito constituído por 30 perguntas de escolha múltipla. A 2ª chamada realizar-se-á no mesmo local (15/06/2015, data a confirmar)