
Ética e cuidados de saúde
Código
11171
Unidade Orgânica
Nova Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
SP
Créditos
3
Professor responsável
Profª Doutora Maria Alexandra Ribeiro
Objectivos
A evolução técnica e científica da medicina, particularmente nas últimas decadas, foi de tal modo complexa e acelerada, que se colocam hoje problemas éticos e morais de difícil resolução. A formação do jovem médico exige assim, para além da aquisição de conhecimentos e competências técnicas e científicas, uma formação ética e moral específica e sistematizada, que lhe permita responder adequadamente aos desafios actuais da profissão.
a. Contribuir para a promoção da humanização dos cuidados em saúde no total respeito pela dignidade do ser humano, dentro de uma lógica de gestão de recursos.
b. Promover a capacidade de reflexão ética, dirigida para as áreas específicas do desempenho médico.
c. Desenvolver competências que contribuam mais do que para um pensar bioético para um agir bioético.
Pré-requisitos
Conteúdo
Áreas temáticas |
Conteúdos Específicos |
ÉTICA NOS SISTEMAS DE SAÚDE |
Alocação de Recursos e Acesso aos Sistemas de Saúde Gestão de Recursos em Saúde Custos e Prioridades em Saúde Justiça distributiva e equidade no acesso Direitos e deveres dos doentes Consentimento informado Privacidade e Confidencialidade Promoção da Saúde Bioética e família Intimidade, vulnerabilidade e confidencialidade Família e responsabilidade. A decisão em família Comissões de ética e Investigação Clínica Investigação no contexto da prática clínica CES, CNECV, CEIC |
ÉTICA E ASSISTÊNCIA HOSPITALAR |
Ética e Pediatria Relação médico-criança . A autonomia da criança. Tomada de decisão Responsabilidade, Comunicação e Informação Consentimento informado Bioética e Gerontologia Estatuto do Idoso Autonomia e Tomada de Decisão na Doença Relações Familiares e Idoso Envelhecimento, Fim de Vida e Morte Ética e Emergência Consentimento presumido Beneficência, Respeito e Justiça Risco, Beneficio e medidas fúteis Privacidade e confidencialidade |
ÉTICA E SAÚDE MENTAL |
Razão-Alienação Ética e Cidadania Autonomia Respeito, liberdade e vulnerabilidade Consentimento informado e competência Estatuto ético da pessoa com perturbação mental |
ÉTICA E SAÚDE PÚBLICA |
Princípios éticos Estudos epidemiológicos. Consentimento. |
Bibliografia
Bioética, L. Archer, J. Biscaia e W. Osswald, Lisboa, Verbo, 1996.
Novos Desafios à Bioética, L. Archer, J. Biscaia, W. Osswald, M. Renaud (coord.), Porto, Porto Editora, 2001.
Bioética simples, W. Osswald e M. C. Patrão Neves, Lisboa, Verbo, 2007.
Bioética e Vulnerabilidade, Ana Sofia Carvalho (coord.), Almedina, 2008,
Investigação Biomédica. Reflexões Éticas, Paula Martinho da Silva (coord), CNECV, Gradiva, 2008.
Ética em Cuidados de Saúde, D. Serrão e R. Nunes (Coord), Porto editora, 1998.
Direitos do Homem e Biomedicina, Instituto de Bioética, UCP, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2003. (Convenção de Oviedo do Conselho da Europa, 1997)
Gravitações Bioéticas, A. Barbosa, F. Martins Vale & P. Costa (eds) Lisboa: Centro de Bioética/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2012.
Prioridades na saúde, R. Nunes e G. Rego, McGraw-Hill, Lisboa, 2002
Será facultada aos alunos bibliografia específica, quando considerado necessário.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas:
Conteúdos teóricos lecionados pelo docente com recurso a apresentações
Método de avaliação
a) Formas de avaliação:
· Avaliação final mediante elaboração de uma Monografia (trabalho escrito, temático; máximo 8 páginas, espaço e meio, Times New Roman, pitch 12) sobre um dos temas abordados nas aulas, de uma lista fornecida, ou à escolha dos alunos, sob a forma de artigo publicável. A monografia deverá incluir uma análise/reflexão crítica sobre o tema apresentado.
· Assiduidade e Participação
b) Critérios de avaliação
Monografia |
90% |
Apresentação do trabalho (5 pontos); forma (15 pontos); redação (20 pontos); conteúdo (50 pontos) |
Assiduidade (avaliada pelo registo de presenças) |
5% |
Mínimo de assiduidade: 5 aulas; Aulas assistidas (classificação): 5-8 (1 ponto); 9-11 (3 pontos); 12-14 (5 pontos) |
Participação (avaliada mediante uma grelha de observação) |
5% |
Frequência e qualidade da participação |
A avaliação final é normalizada para uma escala de 0-20.
c) Validade das avaliações práticas dos anos letivos anteriores não aplicável
d) Entrega Monografias na secretaria do Dpto Fisiologia (Edifício Principal) e cópia enviada para o mail do Regente até à data fixada, de acordo com calendário letivo. Não serão aceites monografias após esta data.
e) Será divulgada no moodle a data para a consulta da grelha de avaliação da Monografia.
f) 2ª Época (para alunos que não entregaram a monografia na 1ª época) e Melhoria de Nota. A melhoria de nota faz-se através da discussão individual da Monografia entregue e tem a duração de cerca de 30 min.