Faculdade de Ciências Médicas

Ética e cuidados de saúde

Código

11171

Unidade Orgânica

Nova Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

SP

Créditos

3

Professor responsável

Profª Doutora Maria Alexandra Ribeiro

Objectivos

A evolução técnica e científica da medicina, particularmente nas últimas decadas, foi de tal modo complexa e acelerada, que se colocam hoje problemas éticos e morais de difícil resolução. A formação do jovem médico exige assim, para além da aquisição de conhecimentos e competências técnicas e científicas, uma formação ética e moral específica e sistematizada, que lhe permita responder adequadamente aos desafios actuais da profissão.

a.        Contribuir para a promoção da humanização dos cuidados em saúde  no total respeito pela dignidade do ser humano, dentro de uma lógica de gestão de recursos.

b.       Promover a capacidade de reflexão ética, dirigida para as áreas específicas do desempenho médico.

c.        Desenvolver competências que contribuam mais do que para um “pensar bioético” para um “agir bioético”.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Áreas temáticas

 

Conteúdos Específicos

 

ÉTICA NOS SISTEMAS DE SAÚDE

 

Alocação de Recursos e Acesso aos Sistemas de Saúde

Gestão de Recursos em Saúde

Custos e Prioridades em Saúde

Justiça distributiva e equidade no acesso

Direitos e deveres dos doentes

Consentimento informado

Privacidade e Confidencialidade

       Promoção da Saúde

Bioética e família

Intimidade, vulnerabilidade e confidencialidade

Família e responsabilidade. A decisão em família

Comissões de ética e Investigação Clínica

       Investigação no contexto da prática clínica

       CES, CNECV, CEIC

ÉTICA E ASSISTÊNCIA HOSPITALAR

 

Ética e Pediatria

     Relação médico-criança               .

     A autonomia da criança. Tomada de decisão

     Responsabilidade, Comunicação e Informação

     Consentimento informado

 Bioética e Gerontologia

Estatuto do Idoso

Autonomia e Tomada de Decisão na Doença

Relações Familiares e Idoso

Envelhecimento, Fim de Vida e Morte    

Ética e Emergência

Consentimento presumido

Beneficência, Respeito e Justiça

Risco, Beneficio e medidas fúteis

Privacidade e confidencialidade

ÉTICA E SAÚDE MENTAL

 

Razão-Alienação

Ética e Cidadania

Autonomia

Respeito, liberdade e vulnerabilidade

Consentimento informado e competência

Estatuto ético da pessoa com perturbação mental

ÉTICA E SAÚDE PÚBLICA

 

Princípios éticos

Estudos epidemiológicos. Consentimento.

Bibliografia

•          Bioética, L. Archer, J. Biscaia e W. Osswald, Lisboa, Verbo, 1996.

•          Novos Desafios à Bioética, L. Archer, J. Biscaia, W. Osswald, M. Renaud (coord.), Porto, Porto Editora, 2001.

•          Bioética simples, W. Osswald e M. C. Patrão Neves, Lisboa, Verbo, 2007.

•          Bioética e Vulnerabilidade, Ana Sofia Carvalho (coord.), Almedina, 2008,

•          Investigação Biomédica. Reflexões Éticas, Paula Martinho da Silva (coord), CNECV, Gradiva, 2008.

•          Ética em Cuidados de Saúde, D. Serrão e R. Nunes (Coord), Porto editora, 1998.

•          Direitos do Homem e Biomedicina, Instituto de Bioética, UCP, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2003. (Convenção de Oviedo – do Conselho da Europa, 1997)

•          Gravitações Bioéticas, A. Barbosa, F. Martins Vale & P. Costa (eds) Lisboa: Centro de Bioética/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2012.

•          Prioridades na saúde, R. Nunes e G. Rego, McGraw-Hill, Lisboa, 2002

Será facultada aos alunos bibliografia específica, quando considerado necessário.

 

Método de ensino

Aulas teórico-práticas:

Conteúdos teóricos lecionados pelo docente com recurso a apresentações em Power Point, e/ou projeção de pequenos filmes; componente prática realizada com recurso à discussão de artigos selecionados pelo docente, de estudo de casos e excertos de filmes.

 

Método de avaliação

a) Formas de avaliação:

·       Avaliação final mediante elaboração de uma Monografia (trabalho escrito, temático; máximo 8 páginas, espaço e meio, Times New Roman, pitch 12) sobre um dos temas abordados nas aulas, de uma lista fornecida, ou à escolha dos alunos, sob a forma de artigo publicável. A monografia deverá incluir uma análise/reflexão crítica sobre o tema apresentado.

·       Assiduidade e Participação

b)    Critérios de avaliação

Monografia

90%

Apresentação do trabalho (5 pontos); forma (15 pontos); redação (20 pontos); conteúdo (50 pontos)

Assiduidade

(avaliada pelo registo de presenças)

5%

Mínimo de assiduidade: 5 aulas; 

Aulas assistidas (classificação): 5-8 (1 ponto); 9-11 (3 pontos); 12-14 (5 pontos)

Participação

(avaliada mediante uma grelha de observação)

5%

Frequência e qualidade da participação

A avaliação final é normalizada para uma escala de 0-20.

 

c) Validade das avaliações práticas dos anos letivos anteriores – não aplicável

d) Entrega Monografias na secretaria do Dpto Fisiologia (Edifício Principal) e cópia enviada para o mail do Regente até à data fixada, de acordo com calendário letivo. Não serão aceites monografias após esta data.

e) Será divulgada no moodle a data para a consulta da “grelha de avaliação” da Monografia.

f) 2ª Época (para alunos que não entregaram a monografia na 1ª época) e Melhoria de Nota. A melhoria de nota faz-se através da discussão individual da Monografia entregue e tem a duração de cerca de 30 min.

 

Cursos