
Avaliação e Prescrição do Exercício em Populações Especificas
Código
MF09
Departamento
Fisioterapia
Créditos
4
Professor responsável
Ricardo Matias
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta unidade curricular pretende-se que os estudantes demonstrem:
· Compreensão e capacidade para explicar o uso e o valor da avaliação do exercício em populações específicas;
· Competência para selecionar, executar adequadamente e interpretar o(s) teste(s) que visam avaliar as diferentes qualidades físicas, em diferentes populações específicas;
· Conhecimento e compreensão da intensidade, frequência, duração e tipo de exercício recomendado face às características e objetivos do utente/população específica;
· Competências na seleção e demonstração dos métodos adequados à monitorização da intensidade do exercício;
· Competência para estruturar e avaliar a curto, médio e longo prazo, um programa de exercício progressivo de acordo com as necessidades do utente/população específica;
Pré-requisitos
Conteúdo
· A avaliação pré-teste: historia clínica anterior, avaliação física geral e contraindicações à avaliação do exercício;
· Modalidades e protocolos de avaliação do exercício: composição corporal, capacidade cardiovascular, força muscular e flexibilidade;
· Avaliação das qualidades físicas e interpretação dos resultados: princípios para a avaliação do exercício, avaliação da composição corporal, avaliação cardiovascular, avaliação da força muscular e avaliação da flexibilidade;
· Princípios gerais para a prescrição do exercício e aspetos introdutórios da metodologia/estruturação do exercício;
· Prescrição do exercício em diferentes populações específicas.
Bibliografia
American College of Sports Medicine (1998). Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 3rd ed. Williams and Wilkins.
American College of Sports Medicine (2000). Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 6th ed. Williams and Wilkins.
American College of Sports Medicine (2000). Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities. Human Kinetics.
Castelo, J., Barreto, H., Alves F., Santos, P.M., Carvalho, J., & Vieira, J. (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL.
Método de ensino
Inclui seminários teóricos relevantes, trabalho de grupo; trabalho de pesquisa individual e em grupo e acompanhamento tutorial.
Método de avaliação
Será utilizado um trabalho, com duas componentes, uma individual e outra em grupo
Componente individual escrita - baseado na avaliação ou prescrição do exercício numa população especifica (máx. 1500 palavras).
Componente em grupo oral - demonstração da avaliação e prescrição do exercício para uma determinada população.