Faculdade de Ciências Médicas

Diagnóstico Diferencial e Exames Complementares de Diagnóstico

Código

MF15

Créditos

3

Professor responsável

Jaime Branco

Língua de ensino

Português

Objectivos

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes aprofundem o seu conhecimento e compreensão acerca das diversas naturezas das doenças músculo-esqueléticas de forma a conseguir diferenciar situações inflamatórias, mecânico-degenerativas e dolorosas e a ter referenciais para discernir sobre as diversas necessidades terapêuticas das anteriores situações. Pretende-se ainda que os estudantes conheçam os principais Exames Complementares de Diagnóstico utilizados para estudar as doenças músculo-esqueléticas, as principais indicações para os solicitar. Por fim pretende-se que os estudantes saibam identificar as alterações mais significativas destes Exames Complementares de Diagnóstico e relacionar os resultados dos Exames Complementares de Diagnóstico com a clínica das principais doenças músculo-esqueléticas.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

  • Definição e etiologia das doenças reumáticas.
  • Repercussão da patologia reumática sobre o indivíduo.
  • Síndromas inflamatórios, mecânicos e puramente dolorosos. Diagnóstico diferencial.
  • Sinais de alerta para situações requerendo intervenção especializada.
  • Doenças sistémicas e loco-regionais
  • Aferição da disfuncionalidade e das capacidades remanescentes.
  • Exames complementares laboratoriais, suas indicações e “leitura”.
  • Exames complementares de imagem, suas indicações e “leitura”.
  • Outros ECD para o estudo das doenças músculo-esqueléticas, suas indicações e “leitura”.
  • Relação dos dados dos ECD com a clínica das principais doenças músculo-esqueléticas;
  • Aplicações práticas sobre a solicitação e apreciação dos ECD no seu contexto clínico.

Bibliografia

  • Branco JC; Grandes síndromas em reumatologia, Lisboa, Lidel, 2006
  • Branco JC;Avaliação Diagnostica em Reumatologia, Lisboa, Permanyer , 2000
  • Hakim A e Clunie G;Oxford handbook of rheumatology, Oxford, Oxford University Press, 2003
  • Buchanan WW, Ceulaer K, Balint GP;Clinical Examination of the Musculoskeletal System. Assessing Rheumatic Conditions, Baltimore: Williams and Wilkins, 1996
  • Lipsky PE. ;Algorithms for the Diagnosis and Management of Musculoskeletal Complaints, Am J Med; 103 (6A), 1997

Método de ensino

Os métodos de ensino- aprendizagem incluem:

  • Aulas expositivas
  • Casos Clínicos
  • Aulas práticas laboratoriais
  • Estudo independente

Método de avaliação

  • Teste de escolha múltipla (100%)

 

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.

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