
Desenvolvimento de Competências em Perfusão Cardiovascular
Código
UC13_MC
Departamento
Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP
Créditos
14
Professor responsável
Nuno Miguel Ferreira Raposo
Língua de ensino
Português / Inglês
Objectivos
É objetivo central desta unidade curricular a preparação sólida, assente em bases teóricas aprofundadas, complementares às do curso de licenciatura, na área de especialização. Pretende-se que o estudante desenvolva as competências teóricas e teórico-práticas, que servem de base ao seu trabalho de projeto ou estágio clínico de especialização, sendo esta unidade curricular a percursora daqueles momentos chave do curso.
Assim, as principais competências a desenvolver são:
1. Adquirir conhecimentos teóricos aprofundados na área da Perfusão Cardiovascular;
2. Identificar, de forma detalhada, os procedimentos técnicos utilizados no âmbito da Perfusão Cardiovascular;
3. Adquirir conhecimentos que lhe permitam posteriormente conceptualizar um trabalho de projeto ou um trabalho de estágio, na área da Perfusão Cardiovascular.
Pré-requisitos
Esta UC é exclusiva da respetiva área de especialização. Dada a natureza das aulas e sendo que os alunos são colocados em diferentes locais de prática clínica ou empresarial, estas aulas são ministradas individualmente a cada aluno. O número de docentes (tutores) depende do número de vagas para cada área de especialização.
Conteúdo
1. Oxigenação e circulação artificial e circuitos de Circulação Extracorporal (CEC)
2. Material e equipamento de CEC
3. "Priming" e Hemodiluição
4. Anamnese
5. Procedimentos técnicos associados à CEC
6. Fisiologia e Fisiopatologia da CEC
7. Proteção do Miocárdio
8. Ultrafiltração e diálise
9. Estratégias de gestão de produtos sanguíneos
10. Farmacologia cardiovascular
11. Noções de Anestesiologia e de Técnica Cirúrgica
12. Monitorização Neurológica e neuroprotecção
13. Dispositivos mecânicos de assistência cardio-respiratória
14. Outras tecnologias com aplicação em CEC
15. Aplicações não cardiovasculares da CEC
16. Introdução ao tema e desenho de estudo a desenvolver no trabalho de projeto/trabalho de estágio no âmbito da Perfusão Cardiovascular.
Bibliografia
Gravlee, P et al Cardiopulmonary Bypass (3rd edition), Lippincott Williams and Wilkins (2008)
Cohn, L. - Cardiac Surgery in the Adult (3rd edition), McGraw Hill (2008);
Meyer, Dan Extracorporeal Life Support (ECMO), 2001;
Zwischenberger, J. Extracorporeal Life Support in Critical Care (2nd Edition), 2000
Souza, M. H.; Elias, D- Fundamentos de Circulação Extracorpórea (2ª Edição), Centro Editorial Alfa Rio, Rio de Janeiro (2006)
Textos fornecidos pelos docentes da unidade curricular
Páginas da Internet:
www.perfline.com/indexbr.htm, www.perfusion.com www.cardiofind.org , www.amsect.org, www.ebcp.org, www.eacts.org, www.perfusionjournal.com,
www.osmonics.com , www.pumportal.com , www.pumpline.com
www.ctsnet.org , www.heartpumper.com
www.noblood.com, www.mybloodfirst.com, www.neosoft.com, www.hsforum.com
www.acorncv.com , www.arrowint.com , www.upmc.edu/artificialheart/
www.asaio.com , www.cardiacassist.com , www.ecmomeeting.com
Método de ensino
A metodologia a utilizar é a de Orientação Tutorial e de Trabalho de Campo. Neste regime, o estudante é acompanhado por um Docente, com grau de Doutor, de Mestre ou título de Especialista, o qual será o responsável por o orientar no estudo aprofundado dos temas constantes do conteúdo programático, indicando fontes de informação e estabelecendo um plano de trabalho. Será também solicitado um conjunto de trabalhos a efetuar e apresentar ao docente, sobre temas aprofundados. Esta fase de aquisição e aprofundamento de conhecimentos será complementada por trabalho de campo, em que o estudante terá oportunidade de se iniciar à prática da especialidade escolhida.
Simultaneamente, decorrerá o processo de escolha do tema do trabalho de projeto ou de estágio, cujo desenho será efetuado pelo estudante.
Método de avaliação
A avaliação será composta pelos diversos trabalhos de aprofundamento de conhecimentos, no mínimo de dois, e pelo desenho do estudo.