Faculdade de Ciências Médicas

Epidemiologia das Doenças Crónico-Degenerativas

Código

UC1_MC

Departamento

Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP

Créditos

5

Professor responsável

Roberto José Palma dos Reis

Língua de ensino

Português / Inglês

Objectivos

No final do programa o aluno deverá conhecer a importância relativa em termos epidemiológicos das doenças degenerativas nas várias regiões do Mundo, conhecer as principais doenças crónico-degenerativas dos países desenvolvidos, ser capaz de entender e desenhar um estudo epidemiológico no âmbito destas doenças e, finalmente, estar preparado para preparar um programa de rastreio ou controlo de uma doença crónicodegenerativa.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

Grandes problemas de Saúde Pública – A transição epidemiológica

Causas de morte e de incapacidade em Portugal e no Mundo

 

As doenças degenerativas que matam: destaque para as doenças vasculares e neoplásicas

A mortalidade por doenças vasculares e neoplásicas

 

As doenças degenerativas que incapacitam: destaque para as doenças reumáticas

Dimensão do problema. Tipos de doenças reumáticas.

 

Fatores de risco de doença coronária, neoplásica e reumática – definição epidemiológica de um fator de risco.

Avaliação univariada e multivariada. Possibilidade de calcular o risco de um indivíduo vir a desenvolver um acidente vascular. Possibilidade de alterar o risco por intervenção nos fatores de risco

 

Prevenção da doença coronária, neoplásica e reumática. Estratégias de Alto Risco e Populacional

 

Como desenhar um estudo epidemiológico no âmbito das doenças vasculares, neoplásicas e reumáticas

Como desenhar um programa de prevenção e controlo das doenças vasculares, neoplásicas e reumáticas.

Bibliografia

The Epidemiologic Transition: Changing Patterns of Mortality and Population Dynamics. Robert E. McKeown. Am J Lifestyle Med. 2009; 3(1 Suppl): 19S-26S.

 

Health in the European Union Trends and analysis. P Mladovsky, et al. Observatory Studies Series No 19 World Health Organization 2009, on behalf of the European Observatory on Health Systems and Policies

 

The epidemic of cardiovascular disease in the developing world: global implications Bernard J. Gersh1et al.

European Heart Journal (2010) 31, 642-648

 

Global status report on noncommunicable diseases 2010, A Alwan, et al. World Health Organization 2011.

 

The western diet and lifestyle and diseases of civilization. P Carrera-Bastos, et al. Research Reports in Clinical Cardiology 2011:2 15-35

Método de ensino

Cada sessão de ensino compreenderá uma exposição teórica inicial, a que se segue um período de trabalhos em que os alunos, divididos pequenos grupos, aprofundam aspetos da exposição inicial, baseados em vários artigos científicos previamente selecionados. No final será feita uma súmula dos conhecimentos apreendidos sobre cada um dos grandes temas.

Tentar-se-á estimular o espírito crítico e a curiosidade científica dos mestrandos.

Método de avaliação

A avaliação será contínua, pela participação dos mestrandos nas sessões (correspondendo a 50% do total) e final, em que cada aluno desenha um programa de controlo de uma doença crónico-degenerativa de acordo com a sua vivência pessoal / profissional, que corresponde aos restantes 50 % da classificação final.

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