Faculdade de Ciências Médicas

Ética

Código

UC3_MC

Departamento

Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP

Créditos

3

Professor responsável

Manuel Pedro Salema Fevereiro

Língua de ensino

Português / Inglês

Objectivos

1. Conhecer e compreender as diferenças entre Ética, moral e deontologia

2. Compreender a evolução das correntes de ética moral ao longo da história

3. Conhecer e compreender as correntes éticas modernas

4. Reconhecer e perceber os princípios de ética médica, bem como a sua origem

5. Compreender o que é raciocínio moral

6. Reconhecer estratégias para a resolução de dilemas éticos

7. Reconhecer os principais dilemas da ética da investigação.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

Ética, Moral e Deontologia

Principais correntes de filosofia moral ao longo da história: o comando divino; o relativismo cultural; a ética subjectivista; o utilitarismo; a ética kantiana e o “imperativo categórico”; o contrato social; a ética das virtudes; o principialismo.

Como se desenvolveram os princípios de ética médica: o código de Nuremberga; a declaração de Helsínquia. Os princípios actuais de ética médica: Autonomia, Beneficência, não maleficência, justiça.

Outros princípios em questão: privacidade, confidencialidade, consentimento informado, dignidade, direito à vida.

O que é o raciocínio moral. Níveis do desenvolvimento do raciocínio moral. Como resolver um dilema ético.

Normas tradicionais da ciência: Universalismo; Comunhão; Desinteresse; Cepticismo.

Princípios de ética na Investigação Clínica: Valor da Investigação; Validade científica; Selecção de sujeitos de investigação; Rácio risco-benefício; Revisão dos protocolos; Consentimento informado; Respeito pelos sujeitos.

Bibliografia

1. The Elements of Moral Philosophy (2nd Edition) James Rachel, 1986 McGraw-Hill, Inc. Investigação Biomédica – Reflexões Éticas, CNECV, Paula Martinho da Silva (Coord.) 2008 Gradiva

2. International Ethical Guidelines for Biomedical Research Involving Human Subjects.

3. prepared by the Council for International Organizations of Medical Sciences (CIOMS) in collaboration with the World Health Organization (WHO) Geneve 2002 - http://www.cioms.ch/publications/layout_guide2002.pdf

Método de ensino

As aulas teóricas decorrerão através do método de exposição com interpelação.

As aulas teórico-práticas decorrerão com a apresentação e discussão guiada de estudos de casos.

Método de avaliação

A avaliação decorrerá através de uma monografia individual.

Cursos