
Investigação Científica
Código
UC5_MC
Departamento
Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP
Créditos
6
Professor responsável
Marta Gibert Aires de Sousa Ferreira
Língua de ensino
Português / Inglês
Objectivos
Dotar o estudante das competências e conhecimentos que lhe permitam analisar de forma crítica a melhor evidência científica disponível, e desenvolver, de forma transversal, um estudo de investigação, independentemente da área de especialização.
O discente deverá ser capaz de utilizar ferramentas de gestão bibliográfica que lhe possibilitam organizar a sua biblioteca pessoal, utilizando-a na produção de conteúdos científicos.
Pretende-se ainda que o estudante aprenda a divulgar os resultados de investigação sob a forma de artigo científico.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
O método científico
Pesquisa bibliográfica na área da saúde
Índices bibliométricos
Tipologias de estudo mais frequentes nas tecnologias da saúde e em epidemiologia
Etapas na conceção de um projeto de investigação
Análise e interpretação de dados
Análise de artigos científicos de diferentes tipologias
Software de referenciação bibliográfica
Princípios de escrita de artigos científicos
Fontes de financiamento para investigação científica.
Bibliografia
Fortin, M.-F. (1999). O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: LUSOCIÊNCIA Edições
Técnicas e Científicas, Lda.
LAAKE P., H.B. BENESTAD, B.R. Olsen. (2007). Research Methodology in the Medical and Biological Sciences.
Boston: Elsevier Ltd.
Bacchieri A., G. Della Cioppa (2007) Fundamentals of clinical research: bridging medicine, statistics, and
operations. Milano: Springer.
Gonzaga, R.A.F. Regras básicas de investigação clínica. (1994). Lisboa: Instituto Piaget.
Vilelas, J. (2009). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.
Cunha, G., M.R. Martins, R. Sousa, F. Ferraz de Oliveira. (2007). Estatística aplicada às ciências e tecnologias da saúde. Lisboa: Lidel edições técnicas, Lda.
Marques Vidal, P. (2005). Estatística prática para as Ciências da Saúde. Lisboa: Lidel edições técnicas, Lda.
Artigos científicos fornecidos pelo docente.
Método de ensino
Aulas de exposição e discussão de conhecimentos com os estudantes de modo a permitir uma aprendizagem dinâmica e participativa. Aulas teórico-práticas, na sua maioria na sala de informática, para que o estudante possa, sob orientação, explorar e aplicar as ferramentas fornecidas. Nestas sessões serão analisados diversos tipos de artigo científico, realizando-se uma crítica ativa com os estudantes sobre a qualidade de trabalho de índole científica. Aulas de orientação tutorial de forma a direcionar e apoiar os estudantes no trabalho que consta da avaliação.
Método de avaliação
A avaliação contínua consiste na realização de um trabalho escrito individual.