Faculdade de Ciências Médicas

Investigação Científica

Código

UC5_MC

Departamento

Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP

Créditos

6

Professor responsável

Marta Gibert Aires de Sousa Ferreira

Língua de ensino

Português / Inglês

Objectivos

Dotar o estudante das competências e conhecimentos que lhe permitam analisar de forma crítica a melhor evidência científica disponível, e desenvolver, de forma transversal, um estudo de investigação, independentemente da área de especialização.

O discente deverá ser capaz de utilizar ferramentas de gestão bibliográfica que lhe possibilitam organizar a sua biblioteca pessoal, utilizando-a na produção de conteúdos científicos.

Pretende-se ainda que o estudante aprenda a divulgar os resultados de investigação sob a forma de artigo científico.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

O método científico

Pesquisa bibliográfica na área da saúde

Índices bibliométricos

Tipologias de estudo mais frequentes nas tecnologias da saúde e em epidemiologia

Etapas na conceção de um projeto de investigação

Análise e interpretação de dados

Análise de artigos científicos de diferentes tipologias

Software de referenciação bibliográfica

Princípios de escrita de artigos científicos

Fontes de financiamento para investigação científica.

Bibliografia

Fortin, M.-F. (1999). O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: LUSOCIÊNCIA – Edições

Técnicas e Científicas, Lda.

 

LAAKE P., H.B. BENESTAD, B.R. Olsen. (2007). Research Methodology in the Medical and Biological Sciences.

Boston: Elsevier Ltd.

 

Bacchieri A., G. Della Cioppa (2007) Fundamentals of clinical research: bridging medicine, statistics, and

operations. Milano: Springer.

 

Gonzaga, R.A.F. Regras básicas de investigação clínica. (1994). Lisboa: Instituto Piaget.

 

Vilelas, J. (2009). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.

 

Cunha, G., M.R. Martins, R. Sousa, F. Ferraz de Oliveira. (2007). Estatística aplicada às ciências e tecnologias da saúde. Lisboa: Lidel – edições técnicas, Lda.

 

Marques Vidal, P. (2005). Estatística prática para as Ciências da Saúde. Lisboa: Lidel – edições técnicas, Lda.

 

Artigos científicos fornecidos pelo docente.

Método de ensino

Aulas de exposição e discussão de conhecimentos com os estudantes de modo a permitir uma aprendizagem dinâmica e participativa. Aulas teórico-práticas, na sua maioria na sala de informática, para que o estudante possa, sob orientação, explorar e aplicar as ferramentas fornecidas. Nestas sessões serão analisados diversos tipos de artigo científico, realizando-se uma crítica ativa com os estudantes sobre a qualidade de trabalho de índole científica. Aulas de orientação tutorial de forma a direcionar e apoiar os estudantes no trabalho que consta da avaliação.

Método de avaliação

A avaliação contínua consiste na realização de um trabalho escrito individual.

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