Faculdade de Ciências Médicas

Bioengenharia

Código

UC8_MC

Departamento

Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP

Créditos

4

Professor responsável

Hélder Joaquim Soares da Cruz

Língua de ensino

Português / Inglês

Objectivos

Pretende-se que os discentes apreendam conceitos gerais de duas vertentes da bioengenharia, de elevada utilidade em Cardiopneumologia, a bioengenharia, na sua vertente eletrónica, e a bioengenharia de células e tecidos.

Foca-se a atenção na compreensão do fenómeno de transdução de sinais fisiológicos, dando uma visão geral do funcionamento dos principais equipamentos usados na Cardiopneumologia, pois é esta uma área central do curso e de aplicação prática.

Relativamente à bioengenharia de células e tecidos, pretende-se que os discentes apreendam conceitos gerais e métodos e técnicas de caracterização, cultura e diferenciação de células estaminais, em particular. Pretende-se ainda cobrir aspetos importantes das aplicações das células estaminais em terapia celular e medicina regenerativa, cuja utilização no âmbito da Cardiopneumologia, sendo já hoje uma realidade, se prevê vir a ser amplamente aplicada num futuro próximo.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

• Conceitos gerais de bioengenharia, nomeadamente princípios gerais de conceção e de funcionamento dos principais equipamentos clínicos (ECG, Oxímetro de pulso, etc.).

• Princípios da transdução de sinal. Definição de uma cadeia típica de aquisição e processamento de sinais.

Conceitos e blocos funcionais da eletrónica e funcionamento de equipamentos clínicos: amplificadores, conversores AD/DA, Filtragem. Noções básicas de reconhecimento de padrões.

• Conceitos gerais de bioengenharia de células e tecidos, nomeadamente tipos de células, sistemas de cultura, meios e suplementos, modos de operação.

• Definições de tipos de células estaminais, fontes existentes, graus de diferenciação, plasticidade, métodos de cultura, caracterização e aplicações, com destaque para a terapia celular e medicina regenerativa.

• Conceitos e técnicas avançadas de recolha, isolamento, cultura, diferenciação e caracterização de células estaminais em contexto de terapia.

Bibliografia

- Gregg, R. , Zhou, S. , Lindauer, J., Helfenbein, E. , and Giuliano, K., What is inside the electrocardiograph, Journal of Electrocardiology, Volume 41, Issue 1, January-February 2008, Pages 8-14.

 

- McClellan, J., Schafer, R. and Yoder, M, DSP FIRST: A Multimedia Approach. Prentice Hall, Upper Saddle River, New Jersey, 1998. Copyright (c) 1998 Prentice Hall.

 

- Chung, E., Pocket Guide to ECG Diagnosis, 2nd Edition, ISBN: 978-0-86542-589-7, Wiley-Blackwell.

 

- Stem Cells and the Future of Regenerative Medicine, Committee on the Biological and Biomedical Applications of Stem Cell Research, Board on Life Sciences National Research Council, Board on Neuroscience and Behavioral Health Institute of Medicine, NATIONAL ACADEMY PRESS, Washington, D.C.

 

- Hyun, I., Lindvall, O., Ährlund-Richter, L., et al. (2008). New ISSCR Guidelines Underscore Major Principles for Responsible Translational Stem Cell Research. Cell Stem Cell 3, 607-610.

Método de ensino

A metodologia de ensino baseia-se em aulas teóricas com conceitos, definições e técnicas, sempre envolvendo tecnologias audiovisuais eficazes e atrativas, com aulas teórico-práticas em que as matérias serão contextualizadas em exemplos reais e práticos, a apresentar de modo interativo e convidando à participação ativa dos discentes, fomentando-se a discussão crítica.

Método de avaliação

A avaliação terá uma componente individual e uma componente de trabalho de grupo.

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