
Ciências da Educação
Ciclo
Terceiro ciclo
Grau
Doutor
Coordenador
Carlos Ceia e Mariana Gaio Alves, António Domingos (FCT-UNL)
Data de abertura
Número de vagas
20 vagas
Propinas
2.750,00 /anual
Horários
Objectivos educativos
São os seguintes os objectivos específicos deste Ciclo de Estudos:
1) Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas das Ciências da Educação;
2) Aquisição de competências, aptidões e métodos de investigação em Ciências da Educação;
3) Aquisição de capacidades de concepção e realização de uma investigação respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade internacional;
4) Aquisição de competências que permitam a realização de um conjunto significativo de trabalhos de investigação originais na área das Ciências da Educação que contribuam para o alargamento das fronteiras do conhecimento, e que mereçam a divulgação nacional e internacional em publicações com comité de selecção;
5) Aquisição da capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas ao mundo científico e social em geral, e à área das Ciências da Educação, em particular;
6) Aquisição de competências que permitam comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área científica das Ciências da Educação;
7) Aquisição da capacidade de, numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.
Condições de acesso
Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento (CED), o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes: a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pela Comissão Científica do Curso como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela Comissão Científica do Curso como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 3 anos / 6 semestres. O estudante deverá completar com sucesso 180 créditos. O Ciclo de Estudos de Doutoramento em Ciências da Educação estrutura-se em duas componentes: um Curso de Doutoramento, a que correspondem 60 créditos e a realização de uma Tese de Doutoramento, a que correspondem 120 créditos.
Acesso a outros cursos
O doutoramento é uma qualificação final.
Regras de avaliação
O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor (CED) integra a realização de um curso de doutoramento(CD) constituído por unidades curriculares (UC) dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As UC de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do CD é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS têm valor de ponderação 1 e a Monografia valor de ponderação 2. A Monografia é discutida em prova pública, a qual será realizada no final do semestre em que o estudante conclui o CD, ficando a avaliação a cargo de um júri constituído por três membros. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções; no caso de a tese ter merecido aprovação, o júri votará ainda uma qualificação que poderá ser de Bom, Bom com Distinção ou Muito Bom. A qualificação final é atribuída nos termos do artigo 36º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei nº 107/2008, de 25 de Junho.
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
73221101 | Metodologias de Investigação em Educação | 10 |
73221115 | Monografia | 20 |
73221100 | Questões e Problemáticas da Educação | 10 |
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
73221113 | Seminário da Especialidade de Administração e Liderança em Educação | 10 |
73221107 | Seminário da Especialidade de Educação e Formação de Adultos | 10 |
73221104 | Seminário da Especialidade de Educação, Sociedade e Desenvolvimento | 10 |
73221111 | Seminário da Especialidade de Formação e Supervisão de Professores | 10 |
73221110 | Seminário da Especialidade de Literacias e Educação | 10 |
73221114 | Seminário da Especialidade de Necessidades Educativas Especiais | 10 |
73221106 | Seminário da Especialidade de Psicologia e Educação | 10 |
73221108 | Seminário da Especialidade de Tecnologias, Redes e Multimédia na Educação e Formação | 10 |
73221105 | Seminário da Especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular | 10 |
Os seminários de especialidade são também os seminários opcionais. O aluno tem obrigatoriamente de escolher um Seminário Opcional distinto do Seminário da Especialidade. |