Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estudos Portugueses

Ciclo

Terceiro ciclo

Grau

Doutor

Coordenador

Abel Barros Baptista

Data de abertura

22 de setembro 2014

Número de vagas

20 vagas

Propinas

1.200,00 €/anual

Horários

Pós-laboral

Objectivos educativos

O ciclo de estudos de doutoramento em Estudos Portugueses tem por seu objectivo geral a formação de estudantes para a investigação de nível avançado neste ramo, nas suas várias áreas de especialidade, formando doutorados que possam desenvolver o seu conhecimento nesta área do saber, tanto em contexto nacional como internacional, de modo a contribuírem activamente para o desenvolvimento, a divulgação e a transmissão do conhecimento científico nesta área.

A realização do curso de doutoramento em Estudos Portugueses implica a aquisição dos seguintes objectivos e competências:

1) Capacidade de realizar uma investigação original na área científica dos Estudos Portugueses.
2) Capacidade de organizar e tratar informação pertinente de forma exaustiva.
3) Capacidade de criar e experimentar novos métodos críticos ou metodologias de trabalho.
4) Capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar uma investigação na área dos Estudos Portugueses no respeito pelas exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.
5) Realizar um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações cientificamente reconhecidas.
6) Comunicar com os seus pares, restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que são especializados.
7) Capacidade, numa sociedade baseada no conhecimento, de promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

Condições de acesso

Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento (CED), o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes: a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Acesso a outros cursos

O doutoramento é uma qualificação final.

Regras de avaliação

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor (CED) integra a realização de um curso de doutoramento(CD) constituído por unidades curriculares (UC) dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As UC de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do CD é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS têm valor de ponderação 1 e o trabalho final valor de ponderação 2. O trabalho final é discutido em prova pública, a qual será realizada no final do semestre em que o estudante conclui o CD, ficando a avaliação a cargo de um júri constituído por três membros. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções; no caso de a tese ter merecido aprovação, o júri votará ainda uma qualificação que poderá ser de Bom, Bom com Distinção ou Muito Bom. A qualificação final é atribuída nos termos do artigo 36º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei nº 107/2008, de 25 de Junho.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
Opções
73209180 Metodologias em Estudos Portugueses 10
73209101 Problemáticas em Estudos Portugueses 10
73209112 Tese em Estudos Portugueses 180
73209111 Trabalho Final em Estudos Portugueses 20
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
73209107 Seminário de Especialidade em Ensino do Português 10
73209104 Seminário de Especialidade em Estudos Clássicos 10
73209105 Seminário de Especialidade em Estudos Comparatistas 10
73209103 Seminário de Especialidade em Estudos de Cultura 10
73209102 Seminário de Especialidade em Estudos de Literatura 10
73209106 Seminário de Especialidade em História do Livro e Crítica Textual 10
73209108 Seminário de Especialidade em Literatura Tradicional e Oral 10
73209109 Seminário de Especialidade em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa 10
O estudante escolhe um
destes seminários de especialidade.
Opção Condicionada 2
Código Nome Créditos
Opções
73209113 Opção Livre 10
73209110 Seminário de Investigação em Estudos Portugueses 10
O estudante pode realizar um seminário de investigação ou uma unidade curricular em regime de opção livre.