
Ciências da Comunicação
Ciclo
Primeiro ciclo
Grau
Licenciado
Percursos
Coordenador
Jorge Martins Rosa
Data de abertura
15 de setembro de 2014
Número de vagas
95 vagas
Propinas
1.067,85/ano (exceto Estudante Internacional) 1.ª Prestação da Propina: 533,93 (a pagar no ato da inscrição); 2.ª Prestação da Propina: 533,92 (a pagar até 31 de março).
Horários
Horário de atendimento do Coordenador ECTS: 2ª feira e 4ª feira (14.00h - 16.00h) (consultar o horário em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/licenciaturas)
Objectivos educativos
1) Possuir formação teórica e metodológica actualizada na área das Ciências da Comunicação;
2) Compreender criticamente o mundo, em especial nas questões relacionadas com o fenómeno da comunicação;
3) Desenvolver competências para a realização de trabalhos teóricos e/ou práticos no campo das Ciências da Comunicação;
4) Conhecer as diversas realidades e possibilidades profissionais na área do curso;
5) Conhecer os conceitos, as ferramentas e as metodologias necessárias ao exercício profissional nas diferentes áreas da comunicação, designadamente:
a) No jornalismo e na comunicação social,
b) No cinema, televisão e audiovisual,
c) Na comunicação estratégica e política,
d) Nas relações públicas,
e) No campo da produção, gestão e programação artística e cultural.
6) Ser capaz de realizar projectos inovadores e experimentais na área de conhecimento do curso;
7) Ser capaz de perspectivar o seu desenvolvimento pessoal em articulação com a natureza das matérias cientificamente relevantes no contexto das Ciências da Comunicação.
Condições de acesso
Conclusão do 12.º ano de escolaridade e ter os requisitos necessários estipulados no guia de acesso ao Ensino Superior. Consultar http://www.acessoensinosuperior.pt
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
O aluno tem que realizar 180 créditos: 120 créditos realizados no programa de disciplinas obrigatórias, 30 créditos do quadro de opções condicionadas e 30 créditos realizados em opções livres ou num minor de uma outra área científica. Semestralmente, o aluno não se deve inscrever em mais de 30 créditos, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. No início de cada semestre, o aluno será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico.
Acesso a outros cursos
Dá acesso a qualquer curso de 2.º Ciclo.
Saídas Profissionais:
1. Jornalismo;
2. Relações Públicas;
3. Marketing e Publicidade;
4. Comunicação e Cultura (crítica cultural, assessoria, audiovisual e media interactivos);
5. Cinema (crítica, realização e guionismo);
6. Consultoria e Comunicação;
7. Investigação e Ensino;
Regras de avaliação
A avaliação de conhecimentos consta de regulamento próprio aprovado pelo órgão de gestão estatutariamente competente.
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
711011006 | Comunicação e Ciências Sociais | 6 |
711011067 | Direito e Deontologia da Comunicação | 6 |
711011012 | Discurso dos Media | 6 |
711011013 | Economia | 6 |
711011016 | Filmologia | 6 |
711011017 | Filosofia da Comunicação | 6 |
711011024 | História dos Media | 6 |
711011055 | Mediação dos Saberes | 6 |
711011030 | Métodos Quantitativos | 6 |
711011032 | Mutação dos Media | 6 |
711011041 | Retórica e Argumentação | 6 |
711011042 | Semiótica | 6 |
711011043 | Sistémica e Modelos da Informação | 6 |
711011044 | Sociologia da Comunicação | 6 |
711011046 | Teoria da Comunicação | 6 |
711011048 | Teoria da Imagem e da Representação | 6 |
711011049 | Teoria da Notícia | 6 |
711011054 | Teoria Política | 6 |
711011053 | Teorias do Drama e do Espectáculo | 6 |
711011068 | Textualidades | 6 |