Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ciências da Comunicação

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Percursos

Coordenador

Maria Lucília Marcos

Data de abertura

15 de Setembro de 2014

Número de vagas

115 vagas

Propinas

1.º ano - 1.000,00 € / 2.º ano - 1.000,00 €

Horários

Horário de atendimento do Coordenador ECTS: 2ª feira (10.00h -12.00) e 4ª feira (14.00h - 16.00h)

Objectivos educativos

1)Saber desenvolver e aprofundar os conhecimentos obtidos ao nível do 1º ciclo na área das Ciências da Comunicação como parte hoje essencial das Ciências Sociais e Humanas, entendendo a posição estratégica dos fenómenos comunicacionais nas sociedades contemporâneas;
2)Entender a posição das Ciências da Comunicação e das respectivas áreas de especialização na epistemologia das Ciências Sociais e Humanas, das quais recebe múltiplos contributos e para as quais contribui; saber definir objectos e metodologias para investigações próprias em Ciências da Comunicação e aplicar-lhes os seus conhecimentos, nomeadamente em situações novas e não familiares e nos campos específicos que permanentemente se desenvolvem nesta área;
3)Saber desenvolver uma investigação com rigor científico no campo das Ciências da Comunicação ou num contexto multidisciplinar, de modo que o diálogo com outros campos do saber não constitua um impedimento mas sim um incentivo à afirmação de um domínio próprio do saber;
4)Desenvolver a capacidade de comunicar as suas metodologias e conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, por escrito ou oralmente, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e argumentada;
5)Compreender a especificidade da variante de especialização escolhida;
6)Adquirir competências que permitam, em continuado diálogo com o conhecimento científico e extra-científico, desenvolver com autonomia uma aprendizagem ao longo da vida.

Condições de acesso

1) Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 17 do Decreto-Lei n.º 74 de 24 de Março de 2006. 2) Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no número 1 do presente artigo serão seleccionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: a) Licenciatura preferencialmente na área das Ciências da Comunicação; b) Classificação de licenciatura; c) Currículo académico e científico; d) Currículo profissional; e) Eventual entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 semestres
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não lectiva)
Modalidades de componente não lectiva: Dissertação ou Trabalho de Projecto
Número de créditos em regime de opção livre: 20 créditos (o aluno pode realizar 20 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.)

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor . Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da parte escolar do mestrado precede a inscrição para a realização da dissertação ou do trabalho de projecto. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado da FCSH.

Estrutura