Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ciências da Educação

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Coordenador

David Justino

Data de abertura

15 de Setembro de 2014

Número de vagas

20 vagas

Propinas

1.º ano - 1.000,00 € / 2.º ano - 1.000,00 €

Horários

Pós-laboral

Objectivos educativos

1) Adquirir conhecimentos aprofundados em áreas estruturantes das Ciências da Educação;
2) Capacidade de pesquisa, interpretação e análise da produção científica na área de Ciências da Educação;
3) Competências de diagnóstico de situações educativas problemáticas, tanto a nível político, como a nível pedagógico;
4) Capacidade de implementação de estratégias de intervenção em situações educativas problemáticas, relacionadas com o ponto anterior.

Condições de acesso

1) Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 17 do Decreto-Lei n.º 74 de 24 de Março de 2006. 2) Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no número 1 do presente artigo serão seleccionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: a) Licenciatura, preferencialmente, em áreas da Educação ou áreas afins; b) Classificação de licenciatura; c) Currículo académico e científico; d) Currículo profissional; e) Eventual entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos/3 semestres
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não lectiva)
Modalidades de componente não lectiva: Dissertação, Trabalho de Projecto ou Estágio com Relatório.
Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos (o aluno pode realizar 10 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.)

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da parte escolar do mestrado precede a inscrição para a realização da dissertação, do trabalho de projecto ou do estágio com relatório. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado da FCSH.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
Opções
722141040 Métodos em Ciências da Educação 10
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722081040 Conhecimento, Educação e Sociedade 10
722141061 Educação Comparada 10
722141037 Educação e Multiculturalismo 10
722031072 Filosofia da Educação 10
722031067 História e Políticas Educativas 10
722141062 Psicologia da Educação 10
Os alunos fazem no mínimo 40 créditos no conjunto destas unidades lectivas. Os alunos escolhem ainda 10 créditos de opção livre.
Opção Condicionada 2
Código Nome Créditos
Opções
722141049 Dissertação em Ciências da Educação 33
722141051 Estágio com Relatório em Ciências da Educação 33
722141050 Trabalho de Projecto em Ciências da Educação 33
Para a realização da componente não lectiva conducente ao grau de mestre, os alunos devem optar por uma das modalidades oferecidas.