Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Gestão do Território

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Percursos

Coordenador

Carlos Pereira da Silva

Data de abertura

15 de Setembro de 2014

Número de vagas

40 vagas

Propinas

1.º ano - 1.000,00 € / 2.º ano - 1.000,00 €

Horários

Horário de atendimento do Coordenador: 3ª feira (14.00h - 15.00h)

Objectivos educativos

1)Aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos do Ordenamento e Gestão do Território;
2)Aplicar metodologias e técnicas de análise espacial, diagnóstico e prospectiva;
3)Desenvolver modelos de análise espacial com recurso a Tecnologias e Sistemas de Informação Geográfica;
4)Ter capacidade científica e técnica especializada para elaborar instrumentos de desenvolvimento e de planeamento territorial e para compreender as repercussões das decisões técnicas e políticas no território;
5)Conduzir e desenvolver estudos e projectos nas áreas do Ambiente, Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Detecção Remota e SIG, numa perspectiva integrada de Gestão do Território;
6)Avaliar, científica e tecnicamente, estudos e projectos nos domínios do Ambiente, Desenvolvimento, Ordenamento e Gestão do Território.
7)Aplicar conhecimentos e competências na resolução de questões novas e/ou complexas, em contextos multidisciplinares.
8)Ter capacidade para desenvolver aplicações originais e trabalhos de investigação.
9)Comunicar o conhecimento e o saber fazer nos domínios da Geografia e Gestão do Território a públicos diferenciados.

Condições de acesso

1) Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 17 do Decreto-Lei n.º 74 de 24 de Março de 2006. 2) Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no número 1 do presente artigo serão seleccionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: a) Classificação de licenciatura; b) Currículo académico e científico; c) Currículo profissional; d) Eventual entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 4 semestres
Créditos totais: 120 créditos (60 em unidades curriculares + 60 na componente não lectiva)
Modalidades de componente não lectiva: Dissertação, Trabalho de Projecto ou Estágio com Relatório (55 ECTS)
Dos 60 créditos obtidos em unidades curriculares, pelo menos 40 créditos devem ser obtidos na Área de Especialização onde se encontra inscrito. Os restantes 20 créditos são repartidos da seguinte forma: 10 créditos em unidades curriculares do mestrado e outros 10 créditos, em regime de opção livre, em unidades curriculares de nível pós -graduado da FCSH, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.
No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não lectiva (5 ECTS).

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da parte escolar do mestrado precede a inscrição para a realização da dissertação, do trabalho de projecto ou do estágio com relatório. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado da FCSH.

Estrutura