
Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Coordenador
Raquel Pereira Henriques
Data de abertura
15 de Setembro de 2014
Número de vagas
12 vagas
Propinas
1.º ano - 1.000,00 / 2.º ano - 1.000,00
Horários
Objectivos educativos
1) Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução genérica.
2) Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didácticas às especificidades das áreas disciplinares de História e de Geografia do 3º Ciclo e Secundário alunos e meios escolares.
3) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos na planificação e desenvolvimento de actividades de ensino-aprendizagem colaborativas e auto-reguladas, adequadas aos documentos curriculares mas, também, às especificidades dos alunos e meios escolares.
4) Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e aplicá-los na prática lectiva.
5) Construir instrumentos didáctico-pedagógicos e de avaliação que permitam um desenvolvimento de competências diversificadas e a aplicação adequada dos saberes.
6) Reflectir sobre a ética da profissão docente e sobre as múltiplas opções que se podem colocar de teor científico, social, cultural, pedagógico e didáctico.
Condições de acesso
As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH são as descritas nas normas regulamentares dos cursos de mestrado em ensino e incluem os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: Classificação de licenciatura (20%); Currículo académico e científico (40%); Currículo profissional (20%); Entrevista (10%); Carta de motivação (10%). Na sequência do exposto no nº 6 do Art. 11º do Decreto-Lei 43/2007, a FCSH/UNL aplicará os critérios relativos à definição da formação que os candidatos devem possuir na respectiva área da docência. O domínio oral e escrito da língua portuguesa (art. 10º, do DL nº 43/2007) é avaliado através da apreciação curricular, entrevista e carta de motivação.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não lectiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 17.º, do Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 70 créditos da componente lectiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado da FCSH.
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722160055 | Didática da Geografia I | 10 |
722160056 | Didática da Geografia II | 5 |
722160053 | Didática da História I | 10 |
722160054 | Didática da História II | 5 |
722141060 | Educação, Currículo e Multiculturalismo | 10 |
722031067 | História e Políticas Educativas | 10 |
722160045 | Prática de Ensino Supervisionada em História e Geografia | 45 |
722160037 | Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em História e Geografia | 5 |
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722160010 | Psicologia da Adolescência no Campo Educativo | 10 |
722031075 | Psicologia e Comunicação Interpessoal | 10 |
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares. |
Opção Condicionada 2 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722051267 | A Sociedade em Portugal (Séculos XV-XVIII) | 10 |
722041025 | Ambiente e Mudanças Globais | 10 |
722041077 | Catástrofes Ambientais e Sociedade | 10 |
722051269 | Ciclo Africano do Império: Colonialismo, Guerra e Descolonização no Portugal Contemporâneo | 10 |
722041080 | Degradação de Ecossistemas Mediterrâneos | 10 |
722041081 | Energia e Ambiente | 10 |
722041047 | Geografia da Globalização | 10 |
722051258 | História Cultural e das Mentalidades do Antigo Egipto | 10 |
722051286 | História das Ideias Políticas Contemporâneas | 10 |
722051288 | História das Revoluções na Época Contemporânea | 10 |
722051289 | O Império Português: Centros e Periferias (Séculos XV-XVIII) | 10 |
722041055 | Políticas Ambientais | 10 |
722041089 | Transportes e Mobilidade | 10 |
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares. |