Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Coordenador

Raquel Pereira Henriques

Data de abertura

15 de Setembro de 2014

Número de vagas

12 vagas

Propinas

1.º ano - 1.000,00 € / 2.º ano - 1.000,00 €

Horários

Objectivos educativos

1) Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução genérica.
2) Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didácticas às especificidades das áreas disciplinares de História e de Geografia do 3º Ciclo e Secundário alunos e meios escolares.
3) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos na planificação e desenvolvimento de actividades de ensino-aprendizagem colaborativas e auto-reguladas, adequadas aos documentos curriculares mas, também, às especificidades dos alunos e meios escolares.
4) Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e aplicá-los na prática lectiva.
5) Construir instrumentos didáctico-pedagógicos e de avaliação que permitam um desenvolvimento de competências diversificadas e a aplicação adequada dos saberes.
6) Reflectir sobre a ética da profissão docente e sobre as múltiplas opções que se podem colocar de teor científico, social, cultural, pedagógico e didáctico.

Condições de acesso

As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH são as descritas nas normas regulamentares dos cursos de mestrado em ensino e incluem os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: Classificação de licenciatura (20%); Currículo académico e científico (40%); Currículo profissional (20%); Entrevista (10%); Carta de motivação (10%). Na sequência do exposto no nº 6 do Art. 11º do Decreto-Lei 43/2007, a FCSH/UNL aplicará os critérios relativos à definição da formação que os candidatos devem possuir na respectiva área da docência. O “domínio oral e escrito da língua portuguesa” (art. 10º, do DL nº 43/2007) é avaliado através da apreciação curricular, entrevista e carta de motivação.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não lectiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 17.º, do Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 70 créditos da componente lectiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado da FCSH.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
Opções
722160055 Didática da Geografia I 10
722160056 Didática da Geografia II 5
722160053 Didática da História I 10
722160054 Didática da História II 5
722141060 Educação, Currículo e Multiculturalismo 10
722031067 História e Políticas Educativas 10
722160045 Prática de Ensino Supervisionada em História e Geografia 45
722160037 Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em História e Geografia 5
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722160010 Psicologia da Adolescência no Campo Educativo 10
722031075 Psicologia e Comunicação Interpessoal 10
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares.
Opção Condicionada 2
Código Nome Créditos
Opções
722051267 A Sociedade em Portugal (Séculos XV-XVIII) 10
722041025 Ambiente e Mudanças Globais 10
722041077 Catástrofes Ambientais e Sociedade 10
722051269 Ciclo Africano do Império: Colonialismo, Guerra e Descolonização no Portugal Contemporâneo 10
722041080 Degradação de Ecossistemas Mediterrâneos 10
722041081 Energia e Ambiente 10
722041047 Geografia da Globalização 10
722051258 História Cultural e das Mentalidades do Antigo Egipto 10
722051286 História das Ideias Políticas Contemporâneas 10
722051288 História das Revoluções na Época Contemporânea 10
722051289 O Império Português: Centros e Periferias (Séculos XV-XVIII) 10
722041055 Políticas Ambientais 10
722041089 Transportes e Mobilidade 10
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares.