Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Coordenador

João Nogueira

Data de abertura

15 de Setembro de 2014

Número de vagas

10 vagas

Propinas

1.º ano - 1.000,00 € / 2.º ano - 1.000,00 €

Horários

Objectivos educativos

1) Conhecimento das linhas orientadoras da política educativa nacional e da sua evolução;
2) Compreensão e capacidade de aplicação dos fundamentos pedagógicos, das didácticas e das metodologias de investigação educacional;
3) Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didácticas às especificidades das áreas disciplinares, dos níveis de ensino, dos alunos e dos meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
4) Capacidade de mobilização e de aplicação dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos adquiridos para a produção de actividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos requisitos e objectivos curriculares e programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
5) Competências de aprendizagem e investigação mobilizáveis para a auto-aprendizagem, a formação e o desenvolvimento profissionais ao longo da carreira;
6) Conhecimentos e competências que permitam ao aluno o exercício autónomo da docência em Educação Musical segundo as exigências programáticas, numa perspectiva de investigação e de formação contínuas ao longo da sua futura prática profissional;
7) Desenvolvimento de capacidades de reflexão, análise e investigação do processo de ensino/aprendizagem desta disciplina, conducentes a uma gestão adequada e inovadora das expectativas e das necessidades dos alunos de acordo com nível de ensino a que se destina;
8) Desenvolvimento das competências pedagógicas da Formação de Professores do ensino da Música, aprofundando os conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e a sua aplicação prática;
9) Capacidade de reflexão na sistematização e aprofundamento dos conhecimentos sobre os processos de aprendizagem musical em diferentes contextos.

Condições de acesso

As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH são as descritas nas normas regulamentares dos cursos de mestrado em ensino e incluem os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: Classificação de licenciatura (20%); Currículo académico e científico (40%); Currículo profissional (20%); Entrevista (10%); Carta de motivação (10%). Na sequência do exposto no nº 6 do Art. 11º do Decreto-Lei 43/2007, a FCSH/UNL aplicará os critérios relativos à definição da formação que os candidatos devem possuir na respectiva área da docência. O “domínio oral e escrito da língua portuguesa” (art. 10º, do DL nº 43/2007) é avaliado através da apreciação curricular, entrevista e carta de motivação.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não lectiva)
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 17.º, do Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 70 créditos da componente lectiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
Opções
722141060 Educação, Currículo e Multiculturalismo 10
722031067 História e Políticas Educativas 10
722021047 Movimento, Voz e Comunicação 10
722160060 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Musical 45
722021048 Práticas Educativas em Música: Projetos e Metodologias 10
722160058 Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Musical 5
722170133 Teoria de Aprendizagem Musical 10
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722160010 Psicologia da Adolescência no Campo Educativo 10
722031075 Psicologia e Comunicação Interpessoal 10
O aluno escolhe uma das opções neste conjunto de unidades curriculares.
Opção Condicionada 2
Código Nome Créditos
Opções
722021037 História da Música Ocidental 10
722021049 Música e Desenvolvimento Humano 10
722021021 Música e Pensamento 10
722021022 Música e Sociedade 10
722021027 Psicologia e Pedagogia Musical 10
722021029 Temas de Investigação em Etnomusicologia 10
O aluno escolhe uma das opções neste conjunto de unidades curriculares.