
Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Coordenador
Luís Manuel Bernardo
Data de abertura
15 de Setembro de 2014
Número de vagas
10 vagas
Propinas
1.º ano - 1.000,00 / 2.º ano - 1.000,00
Horários
Objectivos educativos
- Compreensão das linhas orientadoras da política educativa nacional.
- Capacidade de aplicação dos fundamentos pedagógicos, das didácticas e das metodologias de investigação.
- Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didácticas à especificidade disciplinar, discente e
circunstancial.
- Capacidade de aplicação dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos em actividades
de ensino-aprendizagem.
- Capacidade de reflectir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício da actividade docente, no
contexto do mundo actual, da política educativa e da formação cívica.
- Competências de aprendizagem, formação e desenvolvimento profissionais contínuos.
- Desenvolvimento do saber filosófico adquirido e capacidade de o aplicar na orientação da actividade lectiva.
- Capacidade de elaborar uma leitura consistente do Programa de Filosofia.
- Capacidade de planificar, de avaliar, de inovar no âmbito do processo de ensino-aprendizagem.
Condições de acesso
As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH são as descritas nas normas regulamentares dos cursos de mestrado em ensino e incluem os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: Classificação de licenciatura (20%); Currículo académico e científico (40%); Currículo profissional (20%); Entrevista (10%); Carta de motivação (10%). Na sequência do exposto no nº 6 do Art. 11º do Decreto-Lei 43/2007, a FCSH/UNL aplicará os critérios relativos à definição da formação que os candidatos devem possuir na respectiva área da docência. O domínio oral e escrito da língua portuguesa (art. 10º, do DL nº 43/2007) é avaliado através da apreciação curricular, entrevista e carta de motivação.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não lectiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 17.º, do Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 70 créditos da componente lectiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH.
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722031083 | Didática da Filosofia I | 10 |
722031084 | Didática da Filosofia II | 10 |
722141060 | Educação, Currículo e Multiculturalismo | 10 |
722031072 | Filosofia da Educação | 10 |
722031067 | História e Políticas Educativas | 10 |
722160059 | Prática de Ensino Supervisionada em Filosofia | 45 |
722031069 | Problemática do Ensino da Filosofia | 10 |
722160057 | Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Filosofia | 5 |
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722160010 | Psicologia da Adolescência no Campo Educativo | 10 |
722031075 | Psicologia e Comunicação Interpessoal | 10 |
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares. |