
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Percursos
- Ensino de Inglês e de Francês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Ensino de Inglês e de Alemão no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Coordenador
Ana Alexandra Matos
Data de abertura
Brevemente disponível
Número de vagas
20 vagas
Propinas
1.º ano - 1.000,00 / 2.º ano - 1.000,00
Horários
Objectivos educativos
-Compreender as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução;
-Compreender os fundamentos pedagógicos, didácticos e metodológicos de investigação educacional;
-Aplicar os conhecimentos pedagógicos, didácticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos
curriculares e práticas pedagógicas;
-Adequar as práticas pedagógicas e didácticas às especificidades das áreas disciplinares, níveis de ensino,
alunos e meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
-Mobilizar e aplicar os conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos adquiridos à produção de
actividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos objectivos programáticos, bem como às
especificidades dos alunos e dos meios escolares;
-Reflectir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo
contemporâneo e formação para a cidadania;
-Desenvolver competências de investigação para desenvolvimento profissional.
Condições de acesso
As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH são as descritas nas normas regulamentares dos cursos de mestrado em ensino e incluem os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: Classificação de licenciatura (20%); Currículo académico e científico (40%); Currículo profissional (20%); Entrevista (10%); Carta de motivação (10%). Na sequência do exposto no nº 6 do Art. 11º do Decreto-Lei 43/2007, a FCSH/UNL aplicará os critérios relativos à definição da formação que os candidatos devem possuir na respectiva área da docência. O domínio oral e escrito da língua portuguesa (art. 10º, do DL nº 43/2007) é avaliado através da apreciação curricular, entrevista e carta de motivação.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não lectiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 17.º, do Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 70 créditos da parte escolar do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado da FCSH.