
Ensino de Inglês e de Alemão no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Este percurso é um perfil de
Data de abertura
Número de vagas
Propinas
Horários
Objectivos educativos
1) Exercício autónomo da docência do Inglês e do Alemão, segundo as exigências programáticas, numa perspectiva de investigação e formação contínuas ao longo da sua futura prática profissional;
2) Capacidades de reflexão, análise e investigação do processo de ensino/aprendizagem destas disciplinas, conducentes a uma gestão adequada e inovadora das expectativas e das necessidades dos alunos dos níveis e ciclos abrangidos, nomeadamente nos domínios dos falar, ouvir, ler e escrever;
3) Competências pedagógicas da Formação de Professores do Inglês e do Alemão, aprofundando os conhecimentos científicos, tecnológicos, éticos e culturais e a sua aplicação prática;
4) Capacidade de reflexão linguística, de sistematização e aprofundamento dos conhecimentos sobre o funcionamento destas línguas, das suas gramática e sobre o modo de estruturação de textos/discursos, com vista a um domínio correcto e adequado dos modos de expressão linguística, tanto oral como escrita;
5) Capacidade de reflexão sobre os textos literários, gerindo a relação entre cultura literária e literacia, no espaço e no tempo, com abertura aos novos modos de expressão e de criação, nomeadamente tecnológicos.
Condições de acesso
As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH são as descritas no Regulamento interno dos Mestrados em Ensino e incluem os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: Classificação de licenciatura (20%); Currículo académico e científico (40%); Currículo profissional (20%); Entrevista (10%); carta de motivação (10%).
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Acesso a outros cursos
Regras de avaliação
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722160024 | Didática do Alemão I | 10 |
722160025 | Didática do Alemão II | 5 |
722160022 | Didática do Inglês I | 10 |
722160023 | Didática do Inglês II | 5 |
722141060 | Educação, Currículo e Multiculturalismo | 10 |
722031067 | História e Políticas Educativas | 10 |
722160047 | Prática de Ensino Supervisionada em Inglês e Alemão | 45 |
722160039 | Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Inglês e Alemão | 5 |
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722160010 | Psicologia da Adolescência no Campo Educativo | 10 |
722031075 | Psicologia e Comunicação Interpessoal | 10 |
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares. |
Opção Condicionada 2 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722160027 | Alemão C1 | 10 |
722160026 | Inglês C2 | 10 |
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares. |