Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário ou de Língua Estrangeira nos Ensinos Básico e Secundário

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Percursos

Coordenador

Maria Antónia Coutinho

Data de abertura

15 de Setembro de 2014

Número de vagas

40 vagas

Propinas

1.º ano - 1.000,00 € / 2.º ano - 1.000,00 €

Horários

Objectivos educativos

- Conhecimento das linhas orientadoras da política educativa nacional, das didáticas e das metodologias de
investigação educacional;
- Capacidade de aplicação dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos a planos curriculares e
práticas pedagógicas;
- Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas às especificidades de disciplinas, níveis de
ensino, alunos e meios escolares;
- Capacidade de mobilização dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos em atividades
de ensino-aprendizagem adequadas aos objetivos curriculares e programáticos, às especificidades dos alunos
e dos meios escolares;
- Capacidade de refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício da atividade docente no
contexto do mundo contemporâneo, da política educativa nacional e da formação para a cidadania;
- Competências de aprendizagem e investigação mobilizáveis para a formação e o desenvolvimento profissionais ao longo da carreira.

Condições de acesso

As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH são as descritas nas normas regulamentares dos cursos de mestrado em ensino e incluem os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: Classificação de licenciatura (20%); Currículo académico e científico (40%); Currículo profissional (20%); Entrevista (10%); Carta de motivação (10%). Na sequência do exposto no nº 6 do Art. 11º do Decreto-Lei 43/2007, a FCSH/UNL aplicará os critérios relativos à definição da formação que os candidatos devem possuir na respectiva área da docência. O “domínio oral e escrito da língua portuguesa” (art. 10º, do DL nº 43/2007) é avaliado através da apreciação curricular, entrevista e carta de motivação.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não lectiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 17.º, do Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 70 créditos da componente lectiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado da FCSH.

Estrutura