
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Este percurso é um perfil de
Data de abertura
Número de vagas
Propinas
Horários
Objectivos educativos
1) Conhecimento e compreensão das linhas orientadoras da política educativa nacional e da sua evolução;
2) Conhecimento e compreensão dos fundamentos pedagógicos, das didácticas e das metodologias de investigação educacional;
3) Capacidade de aplicação dos conhecimentos pedagógicos, didácticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas;
4) Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didácticas às especificidades das áreas disciplinares, dos níveis de ensino, dos alunos e dos meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
5) Capacidade de mobilização e de aplicação dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos adquiridos para a produção de actividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos requisitos e objectivos curriculares e programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
6) Capacidade de reflectir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício das actividades docentes, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo, das orientações da política educativa nacional e da formação para a cidadania;
7) Competências de aprendizagem e investigação mobilizáveis para a auto-aprendizagem, a formação e o desenvolvimento profissionais ao longo da carreira.
Condições de acesso
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não lectiva) Modalidades de componente não lectiva: Prática de Ensino Supervisionada.
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 70 créditos da parte escolar do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado da FCSH.
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722160067 | Didática das Línguas Clássicas I | 10 |
722160068 | Didática das Línguas Clássicas II | 5 |
722160033 | Didática do Português I | 10 |
722160035 | Didática do Português II | 5 |
722141060 | Educação, Currículo e Multiculturalismo | 10 |
722031067 | História e Políticas Educativas | 10 |
722160049 | Prática de Ensino Supervisionada em Português e Línguas Clássicas | 45 |
722160041 | Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Português e Línguas Clássicas | 5 |
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722160010 | Psicologia da Adolescência no Campo Educativo | 10 |
722031075 | Psicologia e Comunicação Interpessoal | 10 |
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares. |
Opção Condicionada 2 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722091123 | Cânone Literário do Português | 10 |
722131084 | Gramática do Português e Ensino | 10 |
722091126 | Temas de Literatura em Português | 10 |
722131077 | Teoria do Texto | 10 |
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares |