Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Este percurso é um perfil de

Data de abertura

Número de vagas

Propinas

Horários

Objectivos educativos

1) Conhecimento e compreensão das linhas orientadoras da política educativa nacional e da sua evolução;
2) Conhecimento e compreensão dos fundamentos pedagógicos, das didácticas e das metodologias de investigação educacional;
3) Capacidade de aplicação dos conhecimentos pedagógicos, didácticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas;
4) Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didácticas às especificidades das áreas disciplinares, dos níveis de ensino, dos alunos e dos meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
5) Capacidade de mobilização e de aplicação dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos adquiridos para a produção de actividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos requisitos e objectivos curriculares e programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
6) Capacidade de reflectir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício das actividades docentes, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo, das orientações da política educativa nacional e da formação para a cidadania;
7) Competências de aprendizagem e investigação mobilizáveis para a auto-aprendizagem, a formação e o desenvolvimento profissionais ao longo da carreira.

Condições de acesso

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não lectiva) Modalidades de componente não lectiva: Prática de Ensino Supervisionada.

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 70 créditos da parte escolar do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado da FCSH.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
Opções
722160067 Didática das Línguas Clássicas I 10
722160068 Didática das Línguas Clássicas II 5
722160033 Didática do Português I 10
722160035 Didática do Português II 5
722141060 Educação, Currículo e Multiculturalismo 10
722031067 História e Políticas Educativas 10
722160049 Prática de Ensino Supervisionada em Português e Línguas Clássicas 45
722160041 Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Português e Línguas Clássicas 5
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722160010 Psicologia da Adolescência no Campo Educativo 10
722031075 Psicologia e Comunicação Interpessoal 10
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares.
Opção Condicionada 2
Código Nome Créditos
Opções
722091123 Cânone Literário do Português 10
722131084 Gramática do Português e Ensino 10
722091126 Temas de Literatura em Português 10
722131077 Teoria do Texto 10
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares