Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Antropologia Económica

Código

711001009

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6

Professor responsável

Margarida Fernandes

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Facultar aos alunos uma informação sintética sobre o que de mais relevante foi e é produzido ao nível da antropologia económica.
2. Suscitar entre os alunos a capacidade de aplicar esses conhecimentos ao estudo, observação e análise do económico nos seus vários
domínios, incluindo nas sociedades capitalistas contemporâneas.
3. Facultar aos alunos conhecimentos e competências que lhes permitam:
a) compreender as formas de integração sócio-cultural e política do económico nas sociedades, sejam elas as ditas “primitivas” ou “modernas”,
“desenvolvidas” ou “sub-desenvolvidas”, “rurais” ou “urbanas”;
b) identificar e analisar, na óptica da antropologia económica, práticas sócio-económicas do nosso quotidiano;
c) identificar e analisar a presença de racionalidades simbólicas e políticas em domínios \"economicistas\".

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1.1 A revolução de Adam Smith
1.2 Do valor-trabalho à mais-valia
1.3 Troca, moeda e capital
1.4 Interpretações económicas como projectos de sociedade
2.1 Interações económico/outras vertentes do social
2.2 Diversidade e polémicas da antropologia económica
3.1 Do Ensaio Sobre a Dádiva ao paradigma da reciprocidade
3.2 Aplicações da reciprocidade, face a outras leituras
3.3 A dádiva nas sociedades contemporâneas
4.1 Estratégias zen e sociedades da abundância
4.2 Economias tribais e parentesco
4.3 Racionalidades económicas camponesas
4.4 Saúde, cura e noções de pessoa e do mundo
4.5 Desenvolvimentismo e constrangimentos culturais
4.6 Economias informais
5.1 Sociedades de consumo
5.2 Trabalho industrial, simbólico e relações de poder
5.3 Precariedade e incerteza
5.4 Economia, contrato social e violência
5.5 Capital financeiro e a crise actual

Bibliografia

Cunha, M I, org. (2006) dossier Formalidade e informalidade. Etnográfica, X (2)
Feliciano, J F & Yañez-Casal, A (2006) Antropologia Económica - velhos e novos campos. Lisboa, U A: 123-139
Galbraith, J K (1980) A Era da Incerteza. Lisboa, Moraes
Godelier, M (1973) Horizontes da Antropologia. Lisboa, Ed. 70
Granjo, P (2004) «Trabalhamos sobre um barril de pólvora»: homens e perigo na refinaria de Sines. Lisboa, ICS
Granjo, P (2009) Saúde e doença em Moçambique, Saúde e Sociedade, 18 (4): 567-581
Ho, K (2009) Liquidated: an ethnography of Wall Street. Durham, Duke U P
Mauss, M (1998) Ensaio sobre a Dádiva. Lisboa, Ed. 70
Meillassoux, C (1976) Celeiros, Mulheres e Capitais. Porto, Afrontamento
Sahlins, M (1972) Stone Age Economics. Chicago, Aldine
Yánez-Casal, A (1996) Antropologia e Desenvolvimento: as aldeias comunais de Moçambique. Lisboa, IICT
Yañez-Casal, A (2005) Entre a Dádiva e a Mercadoria. Lisboa, ed. autor
VVAA (1978) Para Uma História Antropológica. Lisboa, Ed. 70

Método de ensino

No seu conjunto, a UC constitui um percurso que, partindo dos conceitos económicos e das teorias antropológicas, explica e debate a sua
aplicação tanto aos terrenos tradicionais da antropologia quanto aos mais inovadores, fornecendo progressivamente os instrumentos para atingir
os objectivos de aprendizagem.
Nos CP 1.1 a 1.4 são apresentados os temas essenciais do pensamento económico, necessários à compreensão dos CP seguintes.
Os CP 2.1 e 2.2 apresentam as linhas da antropologia económica, suas contradições e ligação com os CP anteriores .
Os CP 3.1 a 3.3 exploram os usos e impacto do paradigma da reciprocidade, em diversos contextos e épocas.
Os CP 4.1 a 4.6 abordam o económico em contextos exóticos e liminares, explorando as suas interações com o político, simbólico e parentesco.
Os CP 5.1 a 5.5 fazem o mesmo nas sociedades capitalistas, desenbocando na compreensão da atual crise económica.

Método de avaliação

Cursos