
Contextos Etnográficos (asiáticos)
Código
711001021
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
. Conhecimento histórico e antropológico dos processos migratórios desenvolvidos por populações com origem no sub-continente indianoI
(1820-até ao presente)
. Capacidade de reflectir sobre os processos de transformação (culturais, religiosos, políticos, etc.) no âmbito das diásporas indianas,
articulando perspectivas estruturais com perspectivas focadas na agência dos sujeitos
. Capacidade de re-avaliar as perspectivas teóricas forjadas no âmbito de uma antropologia centrada no sub-continente indiano à luz de uma
reflexão antropologica multi-situada.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
I. Reconsiderando as sociedades indianas
Sistema de castas e hierarquia, dominância e centralidade ritual
O colonialismo e seus efeitos: o desenvolvimento do nacionalismo
Pluralidades identitárias
II. Diásporas indianas
Fases e tipos das migrações (1820 - até ao presente)
Reunião: uma reinterpretação do hinduismo tamil em tensão com o hinduismo bramânico
Martinica e Guadalupe: hinduísmos minoritários e contraídos ao familiar
Trinidade e Tobago, Guiana e Suriname: reinterpretações étnicas e políticas do hinduísmo
Hinduísmos reconstruídos em East Africa e no Moçambique colonial: uma análise comparativa
Migrações indianas rumo à Europa e à América
Hinduismos reconstruídos no Reino Unido e em Portugal
Bibliografia
Benoist, J. (1998), Hindouismes Créoles. Mascareignes, Antilles, Paris, Ed. du CTHS.
Gregory, R. G. (1993), South Asians in East Africa. An Economic and Social History 1890-1980, Boulder, Westview Press.
Lal, B. V. (ed.) (2006), The Encyclopedia of the Indian Diaspora, Singapura, Ed. Didier Millet.
Jacobsen, K. e Kumar, P. (eds.) (2004), South Asians in the Diaspora, Histoires and Religious Traditions, Leiden, Brill.
Mawani, S. e Mukadam, A. (2012) Gujarati Communities across the Globe, memory, identity and continuity, London, IOE Press
Salvadori, C. (1996), We Came in Dhows, 3 vols., Nairobi, Paperchase Kenya Ltd.
Vertovec, S. (2000), The Hindu Diaspora. Comparative Patterns, London, Routledge
Método de ensino
As aulas são constituidas por uma componente expositiva das ideias-chaves de cada módulo programático por parte do docente; uma componente de interação com os estudantes (através de questões e outras intervenções); e uma componente de debate sobre tópicos específicos.
Método de avaliação
A avaliação é constituída por uma prova escrita e pela realização de pequenos exercícios de debate em aula. Na prova escrita, os estudantes podem optar por um trabalho (que tanto pode ser de revisão bibliográfica, como um estudo empírico) ou por um teste. A supervisão dos trabalhos propostos dos estudantes, individualmente ou em pequenos grupos, realiza-se fora do contexto de aula.