Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Contextos Etnográficos (europeus)

Código

711001022

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6

Professor responsável

Paula Godinho

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

OA1. Conhecer, problematizar e utilizar os temas e paradigmas principais associados ao Contexto Etnográfico Europeu;
OA2. Desenvolver pensamento crítico na avaliação de realidades, processos e agentes sociais neste contexto, através das sessões expositivas,
do visionamento de filmes e da leitura crítica da bibliografia
OA3. Capacitar para trabalhar individualmente ou em equipa, e para comunicar oralmente e por escrito.
OA4. Objetivar o saber pela participação em trabalhos de terreno

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

CP1. Introdução: organização económica e social, estratificação e construções simbólicas no contexto europeu;
CP2. A construção das nações, a edificação da Europa, os indícios de novos processos;
CP3. A produção da região e dos lugares;
CP4. As fronteiras, os refugiados e as migrações;
CP5. A desruralização e a neoruralidade;
CP6. As cidades, os subúrbios e os lugares de confinamento;
CP7. Patrimonialização e turistificação.

Bibliografia

BELLIER, Irène; WILSON, Thomas M. ed. (2000) An Anthropology of the European Union, Oxford, Berg
BOISSEVAIN, Jeremy, ed. (1992) Revitalizing European Rituals, London, Routledge
CAIRO, Heriberto et al (2009) Portugal e Espanha – Entre discursos de centro e práticas de fronteira, Lisboa, Colibri
GODDARD,Victoria A.; LLOBERA, Josep; SHORE, Chris, ed. (1994) The Anthropology
of Europe ¬Identities and Boundaries in conflict, Oxford/ Washington, Berg
NAROTZKY, Susana; SMITH, Gavin (2006) Immediate struggles – People, Power and Place in Rural Spain, University of California Press,
Berkeley/Los Angeles
ROQUE, Maria-Ángels, ed.(2000) Nueva antropología de las sociedades mediterráneas, Barcelona, Icaria
STRATH, Bo; af MALMBORG, M. , ed. (2000) The Meaning of Europe, Oxford, Berg
THIESSE, Anne-Marie (2000) A construção das Identidades Nacionais, Lisboa, Temas e Debates
WILSON, T. M.; DONNAN, Hastings (1998) Border Identities – Nation and state at international frontiers, Cambridge, CUP

Método de ensino

As aulas dividem-se em aulas teóricas (apresentadas pela docente e convidados) e teórico-práticas, com debates a partir do visionamento de
filmes;
Ao longo do semestre lectivo, o/a estudante deverá desenvolver as suas capacidades de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de
comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC, em conformidade com os objectivos de aprendizagem definidos.
Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise de textos e filmes, seguidos de discussão
3. Activas, com realização de trabalho de terreno dirigido pela docente, apresentações individuais e de grupo
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno

Método de avaliação

Avaliação: apresentação de um texto (25%), assiduidade e participação (15%) e um ensaio escrito (60%).

Cursos