Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Leitura de Textos Etnográficos II

Código

711001034

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6

Professor responsável

Sónia Vespeira de Almeida

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Desenvolver a compreensão e análise crítica de textos etnográficos
2. Reflectir sobre a prática e a escrita etnográfica em termos teóricos e epistemológicos
3. Conhecer os processos de construção e transmissão do conhecimento antropológico
4. Promover uma reflexão teórica e metodológica sobre a prática e a escrita antropológicas contemporâneas, sustentada na leitura de etnografias
que explorem a multiplicidade de temáticas, de abordagens e objectos etnográficos
5. Confrontar os estudantes com a diversidade de investigações empíricas sobre as principais temáticas da antropologia contemporânea

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. Antropologia contemporânea e os processos associados à globalização
1.1. Principais alterações da prática etnográfica: diversidade de escalas, objectos, terrenos e perspectivas de análise
2. Etnografias em contextos urbanos: bairros, elites, instituições e práticas artísticas
3. Etnicidade, transnacionalismo e migrações: circulação de pessoas e objectos
4. Nacionalismo e identidade nacional
5. Experiências de consumo

Bibliografia

Cachado, R., 2012, Uma Etnografia na cidade alargada. Hindus da Quinta da Vitória em Processo de Realojamento, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e Tecnologia
Cunha, M., 2002, Entre o bairro e a prisão: tráfico e trajectos, Lisboa, Fim de Século.
Duarte, A., 2009, Experiências de consumo, Porto, U. Porto
Guss, D. M., 2000, Festive State. Race. Ethnicity and nationalism as cultural performance, Berkeley, Los Angels, London, University of California
Press
Leal, J., 2007, Cultura e Identidade Açoriana. O Movimento Açorianista em Santa Catarina, Florianopolis, Editora Insular.
Lima, M. A. P.; Sarró, R. (orgs.), 2006, Terrenos Metropolitanos, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais
Lima, M. A. P.; 2002, Grandes famílias grandes empresas, Lisboa, Dom Quixote.
Menezes, M., 2004, Mouraria, retalhos de um imaginário, significados urbanos de um de um bairro de Lisboa, Oeiras, Celta

Método de ensino

A unidade curricular está organizada em três tipos de aulas:
a) aulas expositivas por parte da docente recorrendo a materiais áudiovisuais.
b) oficinas de leitura: sessões de leitura crítica de textos sob orientação da docente; realização de exercícios práticos.
c) apresentação e discussão oral de textos por grupos de alunos.

Método de avaliação

Avaliação
40% - Apresentação oral dos textos que integram o programa da unidade curicular + ensaio escrito
50% - Prova escrita global (sem consulta). Incide nos conteúdos leccionados até à data da sua realização
10% - Presença regular nas aulas, participação nas aulas teóricas e nas oficinas de leitura A preencher pelo docente responsável

Cursos