Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Género e Família

Código

711001055

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Obter uma panorâmica de diferentes concepções e categorizações culturais de família e de género
2. Identificar etnografias relevantes relativas à família e ao género
3. Compreender como as etnografias complicam e obrigam à constante reformulação de modelos teóricos
4. Obter instrumentos metodológicos e competências para a investigação em temas relacionados com género e família.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. História da família e da sexualidade
2. Famílias, agregados familiares e economia política
3. Aproximações teóricas ao género e sexualidade
4. Abordagens etnográfcias ao género e sexualidade
5. Feminismo, colonialismo e pós-colonialismo

Bibliografia

Butler, Judith (1990) Gender trouble: feminism and the subversion of identity. New York: Routledge.
Collier, Rosaldo and Yanagisako “Is There a Family?” in Rethinking the family: Some Feminist Questions / edited by Barrie Thorne with Marilyn Yalom
Foucault, Michel (1978) The history of sexuality. Volume 1: an introduction. New York: Vintage.
Hansen, Karen V. Not-So-Nuclear Families: Class, Gender, and Networks of Care. Rutgers University Press, 2004.
Héritier, F., Masculin, feminine. I: la pensée de la difference. Paris, O. Jacob, 1996. Héritier, F., Masculin-féminin. II: Dissoudre la hiérarchie.Paris, O. Jacob, 2002.
Wilchins, Riki Anne(1997) Read my lips: sexual subversion and the end of gender. Ithaca, NY: Firebrand Books.

Método de ensino

A cadeira funciona em regime de seminário. Serão alternados momentos de enquadramento teórico com sessões temáticas de discussão em torno de textos, filmes e estudos de caso apresentados pelos alunos para cada um dos módulos temáticos. A participação dos alunos será imprescindível e avaliada de acordo com calendário pré-definido. O ritmo de trabalho obrigará à leitura de, pelo menos, um texto para cada aula, para além da leitura progressiva das obras consideradas de formação teórica geral.

Método de avaliação

Cursos