
Antropologia da Família e do Parentesco
Código
711001058
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6
Professor responsável
José Mapril
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Ao longo do semestre pretende-se que o aluno se familiarize com o vocabulário do parentesco, com os clássicos e estruturantes debates sobre o tema, e, finalmente, tome conhecimento das perspectivas e debates contemporâneos sobre o que é estudar o parentesco e a família. Desta forma, é expectável que os alunos adquiram uma visão holista desta área estudos em Antropologia.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1. A importância do parentesco na contemporaneidade
2. A centralidade do parentesco nos estudos antropológicos
3. O vocabulário do parentesco
4. Teorias do parentesco: os fundadores
5. Teorias do parentesco: A.R. Radcliffe-Brown
6. Teorias do parentesco: Claude Lévi- Strauss
7. Teorias do parentesco: David Schneider
8. Novas abordagens ao parentesco: Género, processos, substâncias e agências
9. O parentesco como processo
10. O parentesco quotidiano
11. Género e parentesco
12. Feminino/masculino
13. Famílias e unidades domésticas
14. Famílias e casamentos transnacionais
15. Adopção
16. Biotecnologias
17. Parentesco e economia política
Bibliografia
Astuti, Rita, 2000, «Kindreds and descent groups: new perspectives from Madagascar» in Carsten, Janet, ed., Cultures of Relatedness: New
approaches to the study of kinship, Cambridge, Cambridge University Press, pp. 90-103
Augé, Marc, coord. , 1975, Os Domínios do Parentesco, Lisboa, Edições 70, pp. 21-34, 35-43 e 44-47
Bodenhorn, Barbara, 2000, «´He used to be my relative´: exploring the bases of relatedness among the Inupiat of Northern Alaska» in Carsten,
Janet, ed., Cultures of Relatedness: New approaches to the study of kinship, Cambridge, Cambridge University Press, pp. 128-148
Cardeira da Silva, Maria, 1997, «O Islão plástico: transformações da intimidade em contexto popular marroquino», Etnográfica, 1(1), pp.57-72
Carsten, Janet, 1995, «The substance of kinship and the heat of the hearth: feeding, personhood and relatedness among Malays in Pulau
Langkawi», American Ethnologist, 22, pp. 223-241
Método de ensino
A cadeira funcionará com um tempo lectivo, dinamizado pelo docente, e por seminários apresentados pelos alunos.
Método de avaliação
A avaliação será feita com
base em três elementos:
(i) Uma frequência realizada no final do semestre (50% da nota final)
(ii) Apresentação de um seminário em aula (40% da nota final)
(iii) Participação e assiduidade (10% da nota final)