
Antropologia da Religião
Código
711001059
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
A disciplina fornece o panorama das abordagens antropológicas sobre religião e ritual, focalizando perspectivas tais como a relação funcional entre religião e organização social (Durkheim, Mauss, Malinowski e Radcliffe Brown), as que privilegiam a sua análise simbólica e semiológica
(Lévi-Strauss, Leach), as que enfatizam as funções dramáticas e performativas da religião e do ritual (Leach, V. Turner, E. Turner, Tambiah, M. Bloch), as que se concentram na dimensão expressiva de visões ou teorizações sobre o mundo, cosmológicas, vividas ou sonhadas (Geertz), e os fenómenos mais recentes de interacção entre religião, globalização e modernidade (Capone, Oro, Frijerio, Argyardis).
Pretende-se que os discentes adquiram:
*conhecimento aprofundado dos conceitos inerentes à disciplina
*conhecimento aprofundado dos principais autores referenciados
*desenvolvimento da capacidade de análise, crítica e debate dos textos essenciais, através de participação e debate nas aulas
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1) Antropologia da religião: introdução e delimitação de conteúdos. Dos clássicos às novas perspectivas sobre a abordagem da religião.
Universalidade e função da religião; comunicação com o sobrenatural; magia, ciência e religião; religião, adaptação e revitalização.
2) História das religiões e identidades religiosas. Visões e teorizações do mundo e da religião em diferentes contextos etnográficos: das romarias
portuguesas ao culto dos irãs na Guiné-Bissau.
3) Classificação simbólica; mito e rito; poluição e tabu.
4) O papel da religião e dos especialistas religiososxamanes, padres e profetas: a eficácia simbólica
5) Performance e ritual: ritos de passagem e as dimensões performativas da religião
6) Feitiçaria, mau olhado, demónios e exorcismo; transe e adivinhação
7) O corpo, cultos terapêuticos e uso religioso de drogas; etnomedicina
8) Morte, espíritos, e culto dos antepassados
9) Dinâmicas e revitalização religiosas no mundo de hoje. Migrações e religiões transnacionais
Bibliografia
BERLINER, D.; SARRÓ, R. 2007 Learning Religion. Anthropological Approaches, New York, Berghan Books.
DOUGLAS, Mary 1972 Pollution in Reader in Comparative Religion, Lessa, W. and Vogt, E. (eds.) 1972 New York, Harper and Row.
GEERTZ, Clifford 1978 A religião como sistema cultural, A interpretação das culturas, Rio de Janeiro, Zahar.
LAMBEK, Michael 2002 A reader in the Anthropology of religion, London, Blackwell.
LEHMANN, A.; MYERS, J. 1985 Magic, witchcraft and religion. An anthropological study of the Supernatural, Mayfield Publishing Company,
Mountain View.
LESSA, W.; VOGT, Evon 1972 Reader in Comparative religion. An Anthropological approach, Harper &Row Publishers, New York.
LÉVI-STRAUSS, Claude 1974, L´efficacité symbolique, Anthropologie Structurale I, Paris, Plon.
MALINOSWSKI, Bronislaw 1988 Magia, Ciência e Religião, Lisboa, Edições 70.
*TURNER, Victor 1967 The forest of symbols, Ithaca, Cornell, University Press.
Método de ensino
*Exposições de índole teórica de matéria pelo docente.
*Debates para análise de temas apresentados pelo docente.
*Apresentações de textos seleccionados por alunos, organizados em grupos de trabalho, seguidas de discussão geral.
*Apresentação de materiais audio-visuais (diapositivos ou filmes) ilustrativos das matérias dadas
Método de avaliação
*Avaliação contínua:
*Avaliação da participação activa de alunos nas aulas e apresentação em grupo (2 pessoas) e discussão de trabalhos práticos referentes à bibliografia seleccionada (20%).
*Avaliação de 4 fichas de leitura (individuais) de textos seleccionados, ou 3 fichas de textos e 1 ficha de filme visionado. Uma das fichas terá a forma de um mini-teste realizado na sala de aula; as restantes três deverão ser elaboradas fora das aulas (20%).
*Frequência final (60%) (mínimo de 8 valores para dispensar de exame final)
*avaliação para Trabalhadores estudantes impossibilitados de participarem nas aulas: exame final (100%)