
Economia
Código
711011013
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6
Professor responsável
Luís Oliveira Martins
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno:
a) Tenha adquirido instrumentos teórico-práticos para melhor compreensão do comportamento dos principais agentes económicos (empresas/consumidores/Estado);
b) Tenha adquirido instrumentos teórico-práticos para melhor compreensão de realidades macroeconómicas complexas, nomeadamente: crescimento económico/recessão, inflação, desemprego, défice orçamental e equilíbrios/desequilíbrios da balança externa;
c) Tenha desenvolvido a capacidade crítica dos alunos em temas relevantes da Ciência Económica actual.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1) Conceitos de Base (definições de Economia, economia positiva/economia normativa, sistemas de organização económica, oferta/procura/mercados);
2) Microeconomia (análise de mercados de bens e serviços, características das principais estruturas de mercado);
3) Macroeconomia (PIB e crescimento económico, desemprego, inflação, curva de Phillips, contas públicas);
4) Economia Internacional (determinantes do comércio internacional, balanças externas, mercados de câmbios, integração europeia e moeda única).
Bibliografia
SAMUELSON, P. e W. NORDHAUS, 2010, Economics - 19th ed., Mc-Graw Hill.
KRUGMAN, P., WELLS, R. e K. GRADDY, 2008, Economics European Edition, Worth Pub.
BAUMOL, W. e A. BLINDER, 2000, Economics - Principles and Policy - 8th ed., Dryden.
ALBARRAN, A., 2002, Media Economics - Understanding Markets, Industries and Concepts 2nd ed., Blackwell.
THE ECONOMIST, 1996, Guia dos Indicadores Económicos, Caminho.
Método de ensino
Abordagem teórica (60%) e prática (40%) dos vários conceitos e temas estudados.
Métodos de ensino baseados no modelo expositivo, interrogativo e activo.
Método de avaliação
Dois testes individuais: 1º Teste (1/3) + 2º Teste (2/3)