Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filmologia

Código

711011016

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender o posicionamento do cinema na problemática da comunicação;
b) Conhecer e utilizar os principais conceitos da teoria do cinema;
c) Ser capaz de analisar o complexo audiovisual do cinema, em termos de forma e sentido;
d) Conhecer os principais parâmetros da historiografia do cinema;
e) Compreender o alcance e a significação social da experiência do cinema, enquanto experiência de criação e recepção.

Pré-requisitos

Nenhuns

Conteúdo

I – Introdução à nomenclatura do cinema.
1. Conceitos estruturais (cena, sequência, plano).
2. Imagéticos (eixo, ângulo, enquadramento, movimentos de câmara).
3. Continuidade (campo, fora de campo, contracampo, raccord).
II – Genealogia da representação/ilusão cinematográfica.
Cinema, perspectiva e profundidade.
III – Fundamentação arqueológica do cinema.
1. Ambiguidade do dispositivo e relações com o pré-cinema.
2. Cinema, cultura e fisiologia. O cinematógrafo-Lumière: da imagem em movimento à imagem-movimento.
IV – A imagem-movimento.
1. Presença da técnica e do imaginário: o conceito de imagem.
2. A noção deleuziana de Imagem-Movimento.
2.1 Movimento absoluto e relativo: o plano como mediação entre a parte e o todo.
V – As imagens do cinema.
1. A percepção cinematográfica.
2. A taxinomia deleuziana: imagens-percepção, acção e afeição.
3. Percepção e montagem.
VI – A percepção sonora.
1. O cinema surdo: o som do “mudo”.
2. O império da sincronia.
3. O imaginário sonoro e os seus criadores.

Bibliografia

ANDREW, Dudley; Concepts in Film Theory, New York, Oxford University Press, 1995
AUMONT, Jacques; L`Image, Paris, Nathan / HER, 2001
AUMONT, Jacques; Les théories des cinéastes, Paris, Nathan, 2002
DELEUZE, Gilles; L’image-mouvement, Paris, Minuit, 1983
GRILO, João Mário, As Lições do Cinema, Lisboa, Colibri, 2007
KOLKER, Phillip, Film, Form and Culture, New York, McGraw-Hill, 2005

Método de ensino

A exposição das matérias da disciplina recorrerá a cruzamentos significativos entre a teoria e a história do cinema, visando uma ilustração efectiva dos conteúdos conceptuais do programa. A introdução de módulos exemplificativos no decurso da exposição possibilita o desenvolvimento da importante componente prática da Disciplina.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina consiste em duas provas presenciais (frequências / 50% + 50%) e, em caso de melhoria de classificação, na entrega de um relatório escrito (até 8000 caracteres) sobre um tema proposto pela Docente.

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