Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Mediação dos Saberes

Código

711011055

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Professor responsável

Fernando Cascais

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir conhecimento dos discursos epistemológicos, hermenêuticos, sociológicos e comunicacionais que têm por objecto a mediação entre a ciência moderna e as demais esferas do conhecimento e da actividade;
b) Compreender os debates fundamentais suscitados a propósito das ciências modernas do ponto de vista da cultura científica;
c) Compreender a problematicidade histórica e cognitiva da relação entre conhecimento científico-natural e conhecimento científico-social;
d) Compreender o âmbito e do papel das ciências da comunicação no quadro das relações entre as ciências da natureza e as ciências sociais e humanas;
e) Dominar os instrumentos teórico-práticos de comunicação da ciência;
f) Desenvolver a capacidade de raciocínio crítico mediante a aplicação dos conhecimentos adquiridos à análise de casos empíricos;
g) Desenvolver a capacidade de análise e de síntese;
h) Adquirir capacidade aprendizagem autónoma, segundo parâmetros de motivação para a qualidade.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1 A epistemologia
1.1.A distinção doxa/episteme, de Platão a Bacon e de Descartes a Bachelard
1.2.Continuismo e descontinuismo. Progresso e revoluções científicas: Koyré, Kuhn, Foucault
1.3.Limites da formalização integral da linguagem científica: L. Wittgenstein
1.4.O projecto da unidade das ciências e sua crítica
1.5.Epistemologia e os seus limites: Popper, Feyerabend, Lakatos, Rorty
2.A hermenêutica, a retórica da ciência e o desconstrucionismo
2.1.A querela de método: Wilhelm Dilthey
2.2.A crítica do método: Hans-Georg Gadamer
2.3.A superação da querela de método: O paradigma comunicacional de Jürgen Habermas e Carl Otto Apel
2.4.O paradigma emergente de Sousa Santos
2.5.A retórica da ciência e o desconstrucionismo de Jacques Derrida
3.A sociologia das ciências
3.1.Do positivismo fundador de Auguste Comte a Max Weber
3.2.A sociologia das ciências de Robert K. Merton a Pierre Bourdieu
3.3.O “programa teórico forte”
3.4.O laboratório: Bruno Latour, Karin Knorr-Cetina
3.5.A teoria actor-rede: John Law
3.6.A sociedade de risco: Ulrich Beck, Michel Foucault
3.7.Género, identidade e ciência: Donna Haraway
4.A ética das ciências e das técnicas
4.1.Tecnociência e ética para a era da técnica. Tecnoética, ecoética, bioética
4.2.O imperativo responsabilidade de Hans Jonas. O princípio de precaução.
4.3.Os direitos dos animais: Peter Singer
4.4.O paradigma bioético de Gilbert Hottois
5.A comunicação pública da ciência
5.1.Vulgarização, divulgação, cultura científica
5.2.O modelo linear da compreensão pública da ciência (Royal Society)
5.3.A crise do modelo linear. O trabalho de fronteira - Ulrike Felt, Thomas Gyerin
5.4.O modelo de interacção e a mediação generalizada dos saberes
5.5.As guerras da ciência e a sua superação.

Bibliografia

CASCAIS, António Fernando (2007), “A mediação dos saberes no pós-guerra das ciências”, Revista de Comunicação e Linguagens, nº 38 - “Mediação dos Saberes”, pp. 91-109;
CASCAIS, António Fernando (2005), “A ciência e as suas retóricas”, Revista de Comunicação e Linguagens, nº 36 - “Comover e convencer”, pp. 129-142;
SANTOS, Boaventura de Sousa (1999), Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento;
BLEICHER, Josef (1992), Hermenêutica contemporânea. Lisboa: Edições 70;
HEKMAN, Susan J. (1990), Hermenêutica e sociologia do conhecimento. Lisboa: Edições 70.

Método de ensino

Exposição teórica (60%), análise textual e discussão de casos (40%).

Método de avaliação

A avaliação consiste numa prova escrita presencial de frequência, com a ponderação de 100% na nota final. A assiduidade não pondera na nota final. O exame é alternativo à frequência e comporta uma prova escrita, podendo excepcionalmente ser substituído por prova oral.

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