
Guionismo
Código
711011056
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6
Professor responsável
João Pardana Constâncio
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
O principal objectivo desta unidade curricular é clarificar e analisar em que consiste um guião para cinema, o que implica uma clarificação e uma análise das diversas formas da estrutura da narrativa cinematográfica e do efeito estético em cinema.
O segundo objectivo principal é levar a cabo uma reflexão sobre alguns momentos fundamentais da tradição filosófica que possibilitam uma compreensão aprofundada, não só das próprias noções de narrativa e de efeito estético, mas também dos temas, das intenções e do sentido dos filmes que serão sujeitos a análise.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Breve história da prática de escrita de guiões para cinema e televisão; o seu estado actual; fases e formas de apresentação de um guião.
2. Problemas de uma teoria do guião
3. A personagem
4. Teoria dos géneros:
a adaptação como reveladora da especificidade dos géneros
o género dramático
o género épico
a linguagem do filme na confluência das lógicas dramática e épica
5. A narração
teorias clássicas da narração
o cinema clássico de Hollywood
estratégias narrativas no filme de ficção
estratégias disnarrativas e alternativas à narração
6. A cena
7. O diálogo
8. Técnicas específicas de manipulação do espaço e do tempo
9. Guião de cinema e guião de televisão. O guião interactivo. O guião em publicidade
Bibliografia
CONARD, M.T./ SKOBLE, A. (ed.), Woody Allen and Philosophy [You Mean My Whole Fallacy is Wrong?], Chicago/ La Salle, Open Court, 2004;
McKEE, R., Story: Substance, structure, style, and the principles of screenwriting, London, Methuen, 1998;
IEK, S., Looking awry, An Introduction to Jacques Lacan through Popular Culture, Cambridge Mass./ London, MIT Press, 1991;
ARISTÓTELES, Poética, tradução, prefácio, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda,1986;
CHATMAN, S., Antonioni or, The Surface of the World, Berkeley/, Los Angeles/ London, University of California Press, 1985.
Método de ensino
Teórico-prático (60%/40%). A exposição dos temas da unidade curricular é ilustrada com exibição, análise e discussão de filmes.
Método de avaliação
Exercícios orais: 30%
Prova escrita: 70%