
Análise de Campanhas Políticas
Código
711011063
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6
Professor responsável
Joana Lourenço Ramalho
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer os principais instrumentos conceptuais necessários à análise das campanhas políticas;
b) Saber como são construídas as mensagens de uma campanha política;
c) Conhecer como se articulam nos media as mensagens de uma campanha política.
d) Ser capaz de analisar os sucessos, previsíveis (se a campanha não ocorreu) ou reais, de uma campanha política aplicando uma forma específica de SWOT analysis.
Pré-requisitos
Nenhuns
Conteúdo
1.Esta unidade curricular propõe uma análise do modo como as campanhas políticas são construídas tendo em conta as mensagens que procurarão comunicar aos votantes e o modo como equacionam as mensagens dos adversários;
2.Como construir as mensagens campanha tendo em vista:
a.os factores que poderão determinar o voto;
b.avaliação que se faz situação eleitoral (SWOT analysis); e
c.a psicologia do candidato;
3.Que estratégia de comunicação adoptar:
a. contacto directo
b. imprensa
c. rádio
d. TV
e. e-mail e NET
4. Estudo de Casos.
a. Nacionais
b. Autárquicos
c. Estrangeiros.
Bibliografia
GEEN, D. P. & Gerber, A.S., 2005 Get Out the Vote: How to Increase the Voter Turnout. Brookings Institution, Cambridge, Mass.
FAUCHEUX, Ronald A., 2003 Winning Elections: Political Campaign Management, Strategy & Tactics, Hardcover.
NIEMI, R. & Weiseberg H.., 2003 Controversies In Voting Behavior. CQ Press, Boston.
RIBEIRO, Rodrigo Mendes, 2002 Marketing Político: O poder da Estratégia nas Campanhas eleitorais, C. Arte.
EDMUNDS, H.. 1997 Focus Group Research Handbook. MacGraw-Hill, Boston.
Método de ensino
O ensino baseia-se na exposição teórica da matéria pelo professor (60%) e na realização, nas aulas práticas (40%) quer de exercícios, quer de apresentações orais de trabalho de grupo e debates em torno de alguns temas. Cada aluno deverá realizar dois trabalhos escritos. Um será individual (recensão de um livro) e o segundo em grupo ( análise de uma campanha política).
Método de avaliação
Cada aluno será avaliado por um elemento escrito presencial (teste ou exame), que é relativo a toda a matéria dada, e pela realização de um trabalho individual e um de grupo (ver, acima, 21).