Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Atelier de Jornalismo Radiofónico

Código

711011066

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Professor responsável

Pedro Coelho

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

O Atelier de Jornalismo Radiofónico destina-se a apresentar aos alunos as especificidades da acção jornalística em meio radiofónico, de modo a que concluída a unidade curricular o aluno esteja apto a:
a) Apreender as especificidades do jornalismo radiofónico comparativamente com o jornalismo exercido nos outros meios clássicos;
b) Compreender as exigências da rádio em termos de escrita jornalística: a simplicidade do texto e da mensagem; o texto enquanto legenda construtiva do som;
c) Editar uma reportagem radiofónica utilizando os programas de edição usados na rádio portuguesa;
d) Aprender a transmitir a mensagem de forma eficaz, corrigindo erros de dicção, projectando a voz;
e) Aprender a utilizar todos os elementos associados à rádio que contribuam para auxiliar a transmissão da mensagem jornalística e que funcionam como complemento da palavra, como o ambiente, a música;
f) Cumprir um processo evolutivo que, no final do semestre, lhe permita apresentar uma reportagem de 5 a 7 minutos com qualidade de emissão.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. A reportagem como género nobre do jornalismo: a especificada de reportagem radiofónica.
2.O som enquanto essência da reportagem.
3.Discussão critica das pequenas reportagens e noticias efectuadas ao longo do semestre e que se afirmam como elementos fundamentais da avaliação (participação nas aulas e evolução jornalística).
4.Análise da atitude do jornalista - A Missão Social do Jornalista.
5.Análise crítica das grelhas informativas da rádio portuguesa.

Bibliografia

COELHO, Pedro, A TV de Proximidade e os Novos Desafios do Espaço Público, ed Livros Horizonte, Lisboa, 2005;
KOVACH, Bill, ROSENTIEL, Tom, Os Elementos do Jornalismo – O que os Profissionais do Jornalismo devem Saber e o Público Exigir, Porto Editora, 2001;
OBERCOM, Para uma História da Rádio em Portugal, ed Observatório da Comunicação, nº 4, Novembro, 2001;
MINKOV, Jornalismo Radiofónico, ed Sindicato dos Jornalistas, Lisboa, 1983.
CHANTLER, Paul, STWERT, Peter, Basic Radio Journalism, ed Focal Press;

Método de ensino

Análise das especificidades do jornalismo radiofónico (comparação com os outros meios clássicos; discussão critica de trabalhos desenvolvidos pelos alunos). Apresentação e discussão de pequenas reportagens feitas pelos alunos. Contacto direto com jornalistas profissionais da rádio portuguesa. Acompanhamento (monitorização) dos trabalhos teóricos e da média reportagem

Método de avaliação

A participação nas aulas e concepção de pequenos trabalhos (mínimo de 2 por aluno, ao longo do semestre) valem, em conjunto, 30% da classificação; o trabalho teórico para apresentação na aula, onde são aplicados os conceitos relativos a um dos 4 módulos teóricos centrais, vale 30%; a grande reportagem, a entregar um mês antes do final do semestre, vale 40%.

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