Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Relações Públicas

Código

711011071

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Professor responsável

Rogério Ferreira de Andrade

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Após a frequência da cadeira, deseja-se que os alunos se sintam capacitados para:
a) situar as relações públicas no universo da comunicação organizacional e dos estudos organizacionais;
b) construir uma perspectiva das relações públicas enquanto função estratégica da gestão;
c) conhecer a história, princípios teóricos e modelos de relações públicas;
d) analisar/desenvolver estratégias, técnicas e rotinas profissionais de RP;
e) aperfeiçoar a expressão escrita para vários suportes estratégicos ou operacionais de relações públicas.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

A cadeira de Relações Públicas desenvolve-se em cinco módulos temáticos. O primeiro, “RP, comunicação e estudos organizacionais”, põe em relevo não só o contexto predominantemente organizacional das RP, mas sobretudo o apreciável insight analítico que os investigadores e comunicadores ganham quando recorrem às ciências da organização e da gestão. Os restantes quatro módulos pretendem dar uma visão global da história, modelos, investigações e práticas profissionais das Relações Públicas, considerando-as como um meio de expressão pública estratégica por parte de interesses constituídos, ou a constituir, com o objectivo de virem a influenciar e/ou a obter a confiança de múltiplos públicos e stakeholders, seja na esfera dos negócios, da política, da administração pública ou da economia social (terceiro sector).
Tópicos específicos a desenvolver nas sessões:
1. RP, comunicação e estudos organizacionais;
2. Princípios teóricos, história, modelos e temas centrais de Relações Públicas;
3. Estratégia, programas e campanhas de RP em múltiplos media e redes sociais;
4. Organizar a função RP;
5. Práticas de Relações Públicas (associadas a aulas teóricas e intercaladas ao longo do semestre).

Bibliografia

PHILIPS, David; YOUNG, Philip (2009, 2nd edition), On-line public relations: A practical guide to developing an online strategy in the world of social media, Kogan Page;
CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen M.; BROOM, Glen M. (2005, 9ª edição), Effective public relations, Prentice-Hall;
HEATH, Robert (2001) (ed), Handbook of public relations, Sage Publications;
GRUNIG, James E. (1992) (ed), Excellence in public relations and communication management, NJ: Lawrence Erlbaum Associates;
HUNT, Todd; GRUNIG, James E. (1994), Public relations techniques, Harcourt Brace College.

Método de ensino

Exposição oral e interactiva dos conteúdos do programa, incluindo estudos de caso; Exercícios de aperfeiçoamento de técnicas de redacção/edição para as RP;
Simulação de estratégia/campanhas de RP em várias fases de desenvolvimento; Simulação de rotinas profissionais e contactos com especialistas de Relações Públicas.

Método de avaliação

Trabalho de investigação teórica/prática sobre um tema de RP: 30% ;
Exercícios de expressão escrita para as Relações Públicas (em aula): 20%;
Teste presencial com acesso a Exame (possibilidade de dispensa de exame): 50%.

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