
Fotojornalismo: História, Teoria e Prática
Código
711011076
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6
Professor responsável
Maria Margarida Godinho
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Conhecer a História do Fotojornalismo desde as suas origens até à contemporaneidade.
2) Conhecer os diferentes estilos de fotojornalismo, não apenas numa perspectiva diacrónica, mas de forma transversal, compreendendo as diferentes estratégias associadas a cada um;
3) Identificar as problemáticas teóricas convocadas pelo fotojornalismo, nomeadamente a relação entre media e comunicação;
4) Ser capaz de construir um projecto documental coerente (portfolio);
5) Ser capaz de fundamentar, teórica e esteticamente, o projecto desenvolvido.
Pré-requisitos
Nenhum.
Conteúdo
1. A fotografia e os seus diferentes programas de representação do mundo;
2. Os começos do Fotojornalismo: Roger Fenton e Matthew Brady;
3. O fotojornalismo e a imprensa: problemas técnicas e soluções. A invenção do meio-tom e as suas consequências na Imprensa Ilustrada.
4. A 3ª geração de Imprensa Ilustrada: os anos 30 e a proliferação das revistas ilustradas (Life, Picture Post, Vu, Illustrierte Arbeit Zeitung, Ilustração Portuguesa);
5. O caso paradigmático do fotojornalismo português: Joshua Benoliel.
6. O As Agencias Fotográficas: Magnum Photos e o começo da questão da autoria no fotojornalismo.
Bibliografia
1. Rosenblum, History of Photography. New York, Abbeville Press, 2008.
2. Magnum, 50 years of Photographies. Paris/ Nova Iorque, 1994.
3. Burgin, Victor, Thinking Photography. Londres, Macmillan, 1982.
4. Berger, John, Photographs of Agony, in Lis Wells (org.), The Photography Reader. Londres/ nova Iorque, 2003.
5. Lugon, Olivier le Style Documentaire. Paris, Macula, 2006.
Método de ensino
A metodologia consiste em:
1-exposição aberta dos tópicos do programa;
2-discussão dos textos previamente lidos pelos alunos;
3-apresentação de pequenos trabalhos fotográficos de preparação para o portfolio final, sua discussão e análise.
Método de avaliação