
Análise e Teoria Musical - de 1890 a 1950
Código
711021003
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6
Professor responsável
Isabel Pires
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Desenvolver competências técnicas e conceptuais, na área da análise musical, de música no período de transição do sistema tonal para os diversos sistemas de escrita da primeira metade do séc. XX;
b) Conhecer as principais correntes estéticas do pensamento teórico-musical no período considerado, assim como algumas técnicas de composição que lhes estão associadas e os compositores que as representam;
c) Contextualizar, do ponto de vista histórico, sociológico e estético, os fenómenos musicais relativos a este período, reflectindo concretamente sobre as técnicas emergentes que vieram alterar o panorama musical;
d) Desenvolver competências de prática de análise musical adaptadas aos paradigmas musicais do período estudado, assim como capacidades de análise auditiva de obras, através do estudo aprofundado de compositores e obras específicas representativas do período.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Abordagem aprofundada da música da primeira metade do séc. XX. Estudo das principais correntes musicais vigentes no período considerado assim como de compositores e técnicas que lhes estão associadas, com especial incidência no impressionismo, expressionismo, neo-classicismo e neo-modalismo.
2. Estudo aprofundado, através da prática da análise, das técnicas e estéticas de um número restrito obras musicais representativas do período e das correntes musicais tratadas. Serão abordados aspectos relevantes da transição entre o paradigma tonal e as diversas abordagens técnicas e estéticas surgidas no período estudado. Será dada especial atenção aos compositores da Segunda Escola de Viena, e ainda Debussy, Bartók, Stravinsky, Varèse, entre outros, através da análise aprofundada de excertos de obras. Será ainda estudada a música de outros compositores relevantes para o estudo analítico e contextualização, teórica e estética, da música da primeira metade do séc. XX.
Bibliografia
AAVV (2001). Analyse et Création Musicales. Paris: LHarmattan.
Berry, W. (1976). Structural Functions in Music. New York: Dover Publications.
Deliège, I. & Wiggins, G. A. (Eds.) (2006). Musical Creativity: Multidisciplinary Research in Theory and Practice. New York: Psychology Press
Lester, J. (1989). Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. New York: Norton.
Morgan, R. P. (1991). Twentieth-Century Music: A History of Musical Style in Modern Europe and America. New York: W. W. Norton & Company.
Williams, J. K. (1997). Theories and Analyses of Twentieth-Century Music. San Diego CA: Harcourt Brace & Company.
Whitall, A. (1999). Musical Composition in the Twentieth Century. Oxford: Oxford University Press.
Método de ensino
60 % aulas práticas, 40% de aulas teóricas. Combinação de exposição teórica, discussão e prática de análise musical. Audições comentadas e prática de análise auditiva.
Método de avaliação
Participação activa nos trabalhos realizados nas aulas (10%). Um trabalho escrito de análise musical apresentado sob a forma de artigo (30%), e uma frequência escrita (60%).