
Análise e Teoria Musical - de 1950 à Actualidade
Código
711021004
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6
Professor responsável
Isabel Pires
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Desenvolver competências técnicas e conceptuais na área da análise musical das músicas após a II Guerra Mundial, assim como competências de prática de trabalho analítico de música recente;
b) Conhecer as principais correntes do pensamento teórico-musical no período considerado contextualizando os fenómenos musicais emergidos no período estudado nos seus aspectos tecnológico, sociológico e estético;
c) Ser capaz de reflectir e discutir, através da prática de análise musical, os paradigmas de composição musical surgidos a partir da 2ª metade do séc. XX e conhecer as principais técnicas de composição emergentes no período estudado, assim como compositores e obras de relevo, tendo em consideração as práticas composicionais e performativas inerentes.
d) Desenvolver capacidades auditivas de análise musical de música não tonal.
Pré-requisitos
Não aplicável. (Sendo no entanto de grande utilidade ao bom desempenho na cadeira o conhecimento de técnicas, estéticas e práticas analíticas da música da primeira metade do século XX.)
Conteúdo
1. Abordagem aprofundada das principais correntes musicais surgidas a partir da II Guerra Mundial assim como compositores e técnicas que lhe estão associadas, com especial incidência nas técnicas seriais, espectrais, técnicas fundadas no som-em-si, assim como novas complexidades e novas simplicidades.
2. Estudo aprofundado das técnicas e estéticas citadas através da prática da análise de um número restrito obras musicais representativas. Serão abordados os aspectos desencadeadores das novas técnicas de composição surgidas no período estudado assim como as diversas abordagens estéticas delas resultantes. Será dada especial atenção à obra de alguns compositores relevantes da segunda metade do século XX do como sejam Boulez, Berio, Stockhausen, Xenakis, Scelsi, Sciarrino, Lachenmann, entre outros.
3. Apresentação de novos paradigmas de análise musical surgidos nos anos mais recentes e aplicáveis tanto à análise de música instrumental como electroacústica ou mista.
Bibliografia
Bosseur, J.-Y. & Michel, P. (2007). Musiques contemporaines: Perspectives analytiques (1950-1985). Paris: Minerve.
Bosseur, J.-Y. (1999). Révolutions musicales: La musique contemporaine depuis 1945. Paris: Minerve.
Cohen-Lévinas, D. (2001). La Création après la Musique Contemporaine. Paris: LHarmattan.
Deliège, C. (2003). Cinquante ans de modernité musicale: de Darmstadt à l´IRCAM. Bruxelles: Mardaga.
Griffiths, P. (2011). Modern Music and After. Oxford: Oxford University Press.
Método de ensino
60 % aulas práticas, 40% de aulas teóricas. Combinação de exposição teórica, discussão e prática de análise musical. Audições comentadas e prática de análise auditiva.
Método de avaliação
Participação activa nos trabalhos realizados nas aulas (10%). Um trabalho escrito de análise musical apresentado sob a forma de artigo (30%), e uma frequência escrita (60%).