Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Análise e Teoria Musical - de 1950 à Actualidade

Código

711021004

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6

Professor responsável

Isabel Pires

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Desenvolver competências técnicas e conceptuais na área da análise musical das músicas após a II Guerra Mundial, assim como competências de prática de trabalho analítico de música recente;
b) Conhecer as principais correntes do pensamento teórico-musical no período considerado contextualizando os fenómenos musicais emergidos no período estudado nos seus aspectos tecnológico, sociológico e estético;
c) Ser capaz de reflectir e discutir, através da prática de análise musical, os paradigmas de composição musical surgidos a partir da 2ª metade do séc. XX e conhecer as principais técnicas de composição emergentes no período estudado, assim como compositores e obras de relevo, tendo em consideração as práticas composicionais e performativas inerentes.
d) Desenvolver capacidades auditivas de análise musical de música não tonal.

Pré-requisitos

Não aplicável. (Sendo no entanto de grande utilidade ao bom desempenho na cadeira o conhecimento de técnicas, estéticas e práticas analíticas da música da primeira metade do século XX.)

Conteúdo

1. Abordagem aprofundada das principais correntes musicais surgidas a partir da II Guerra Mundial assim como compositores e técnicas que lhe estão associadas, com especial incidência nas técnicas seriais, espectrais, técnicas fundadas no “som-em-si”, assim como novas complexidades e novas simplicidades.
2. Estudo aprofundado das técnicas e estéticas citadas através da prática da análise de um número restrito obras musicais representativas. Serão abordados os aspectos desencadeadores das novas técnicas de composição surgidas no período estudado assim como as diversas abordagens estéticas delas resultantes. Será dada especial atenção à obra de alguns compositores relevantes da segunda metade do século XX do como sejam Boulez, Berio, Stockhausen, Xenakis, Scelsi, Sciarrino, Lachenmann, entre outros.
3. Apresentação de novos paradigmas de análise musical surgidos nos anos mais recentes e aplicáveis tanto à análise de música instrumental como electroacústica ou mista.

Bibliografia

Bosseur, J.-Y. & Michel, P. (2007). Musiques contemporaines: Perspectives analytiques (1950-1985). Paris: Minerve.
Bosseur, J.-Y. (1999). Révolutions musicales: La musique contemporaine depuis 1945. Paris: Minerve.
Cohen-Lévinas, D. (2001). La Création après la Musique Contemporaine. Paris: L’Harmattan.
Deliège, C. (2003). Cinquante ans de modernité musicale: de Darmstadt à l´IRCAM. Bruxelles: Mardaga.
Griffiths, P. (2011). Modern Music and After. Oxford: Oxford University Press.

Método de ensino

60 % aulas práticas, 40% de aulas teóricas. Combinação de exposição teórica, discussão e prática de análise musical. Audições comentadas e prática de análise auditiva.

Método de avaliação

Participação activa nos trabalhos realizados nas aulas (10%). Um trabalho escrito de análise musical apresentado sob a forma de artigo (30%), e uma frequência escrita (60%).

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