Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Etnomusicologia: Teoria e Método

Código

711021021

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6

Professor responsável

Maria de São José Côrte-Real

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Ao concluir esta unidade o aluno é, no contexto da Etnomusicologia, capaz de:
a) Discutir conceitos teóricos e metodológicos para a análise de processos e produtos musicais;
b) Apontar aspectos teóricos relacionáveis com pesquisas musicais precisas, referindo autores;
c) Distinguir criticamente estratégias metodológicas de pesquisa com enquadramento teórico;
d) Desenvolver pensamento e escrita científica considerando impactos éticos da investigação.

Pré-requisitos

Aprovação na unidade curricular Etnomusicologia - Introdução

Conteúdo

A unidade Etnomusicologia: Teoria e Método desenvolve-se em quatro blocos articulando palavras, ideias e sistemas de pertença com treino para trabalho de campo e etnografia:
a) TEORIA ETNOMUSICOLÓGICA, TEMÁTICAS E TEMAS PROBLEMATIZANTES: 1. Conceitos comportamentos e produtos sonoros; 2. Tempo, lugar e metáfora; 3. Contextos; 4. Estratégias.
b) MÚSICA E NACIONALISMO, QUESTÕES DE PESQUISA E HIPÓTESES: 1. Identidade individual e colectiva; 2. Consciência nacional, colonialismo; 3. Questões; 4. Hipóteses.
c) MÚSICA E CONFLITO/PROTESTO, TRABALHO DE CAMPO E ANÁLISE DE DADOS: 1. Emoção e acção; 2. Emoção e resistência; 3. Observação e notas; 4. Entrevistas e questionários
d) MÚSICA, MIGRAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO, ESCRITA ETNOGRÁFICA: 1. Revelação de fronteiras e cidadania; 2. Desafio de categorias; 3. Proposta de Investigação, estrutura e estilo; 4. Execução de proposta.

Bibliografia

Burgess, R. (1997). A Pesquisa de Terreno, Uma Introdução. Oeiras: Celta Editora.
Dirksen, R. (2012). Reconsidering Theory and Practice in Ethnomusicology: Applying, Advocating, and Engaging Beyond Academia. Etnomusicology Review 17, http://ethnomusicologyreview.ucla.edu/journal/volume/17/piece/602
Eriksen, T. H. (1993). Ethnicity & Nationalism, Anthropological Perspectives. London: Pluto Press.
Lundberg, D. (2010). Music as identity marker: individual vs. collective. Côrte-Real, M. S. J. (Ed.). Music and Migration, Migrações 7. Lisboa: Observatório da Imigração, 29-44.
Merriam, A. (1964). The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press.
Nettl, B. (2005). The Study of Ethnnomusicology: Thirty-One Issues and Concepts. Urbana: University of Illinois Press.
Rice, T. (2010). Ethnomusicological Theory. Yearbook for Traditional Music 42, 100-134.
Rice, T. (2003). Time, Place and Metaphor in Musical Experience and Ethnography, Ethomusicology 47 (2), 151-179.

Método de ensino

A dinâmica das aulas articula discussões de teoria (50%) e métodos (50%) durante a 1ª parte do semestre, apresentando aspectos relevantes de leituras seleccionadas. Testam-se relações entre noções teóricas e abordagens metodológicas. Treinam-se processos básicos de investigação como construção de questões de pesquisa, hipóteses e entrevistas. Na 2ª parte desenvolve-se a escrita científica em propostas de investigação construídas em metodologia de ensaio, com revisão e discussão detalhada entre docente e par de alunos. Dado o carácter aberto da unidade podem acrescentar-se leituras.

Método de avaliação

Class dynamics articulate theory (50%) and methods´ (50%) discussions in the first part of the term to present relevant issues from selected texts by teacher and students testing relations between theoretical notions and methodological approaches. Basic research procedures are trained, such as the construction of questions, hypothesis and interviews. Scientific writing train in research proposals, in essay methodology, submitted to detailed revision and discussion between teacher and pairs of students develops during the second part of the term. Due to the open character of this unit to the interests of the students, new readings may be added.

Cursos