
Música e Informática
Código
711021059
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6
Professor responsável
Isabel Pires
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer os principais meios tecnológicos (não organológicos) desenvolvidos durante o século XX que desencadearam ou influenciaram aspectos relativos à informática musical na sua multiplicidade;
b) Desenvolver uma atitude de reflexão crítica sobre as principais problemáticas relacionadas com a música gerada por meios electroacústicos e informáticos: a sua génese, evolução, estética e principais correntes;
c) Conhecer a teoria básica dos principais processos de síntese sonora assim como outros tipos de processamento básico associado;
d) Adquirir noções básicas da multi-dimensionalidade de relações entre som e imagem assim como a problemática da representabilidade do fenómeno sonoro e da música;
e) Conhecer ferramentas para a escrita musical e edição de partituras.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Estudo das principais correntes de pensamento musical desenvolvidas em consequência do uso da tecnologia na criação e performance musical.
2. Adquisição de noções básicas de síntese sonora e das suas principais técnicas.
3. Estudo e discussão de obras de música electroacústica compostas a partir do final da década de quarenta do séc. XX.
4. Estudo e compreensão de problemáticas ligadas à recepção deste tipo de obras assim como à sua representabilidade.
5. Estudo de relações entre som e imagem assim como de algumas potencialidades expressivas da música gerada por meios electrónicos e informáticos na intersecção com as artes visuais e performativas.
6. Estudo das problemáticas da edição de partitura a partir de manuscrito.
7. Familiarização com ferramentas básicas para processamento digital de som, assim como de produção de partituras gráficas e de edição de partituras.
Bibliografia
Bregman, A. S. (1990). Auditory Scene Analysis. Cambridge, MS: MIT Press.
Kettlewell, B. (2001). Electronic Music Pioneers. Vallejo, CA: ProMusic Press.
Dodge, C. & Jerse, T. (1997). Computer Music: Synthesis, Composition and Performance. New York: Schirmer Books.
McAdams, S. & Bigand, E. (1994). Penser les sons, psychologie cognitive de laudition: Paris, PUF.
Manning, P. (2004). Electronic and Computer Music. Oxford, New York: Oxford University Press.
Roads, C. (1996). The Computer Music Tutorial. Cambridge, MS: MIT Press.
Método de ensino
Método de ensino: 50 % aulas práticas, 50% de aulas teóricas. As aulas teóricas combinarão exposição teórica, observação e discussão de exemplos, técnicas e conceitos, assim como audições comentadas de obras musicais. As aulas práticas compreenderão a prática de edição de partituras e de realização de partituras de escuta. Semanalmente haverá uma aula teórica leccionada em conjunto a toda a turma e uma aula prática com turma é dividida em dois grupos (A e B), em horários distintos.
Método de avaliação
Realização de dois exercícios práticos de programação (60%), e uma frequência escrita (40%).