
Prática Interpretativa
Código
711021060
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6
Professor responsável
Helena Rodrigues
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
a) Interpretar reportório vocal seleccionado;
b) Improvisar em contextos tonais pré-definidos;
c) Improvisar usando um amplo espectro de recursos expressivos vocais e corporais;
d) Analisar práticas vocais e de movimento mostrando capacidades introspectivas e críticas.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1) Trabalho prático ao nível físico e vocal.
2) Prática em conjunto de música vocal:
2.1) Execução de reportório vocal de várias épocas, de diferente natureza;
2.2) Prática de improvisação livre;
2.3) Prática de improvisação em contexto tonal.
3) Apreciação de trabalhos artísticos, com particular destaque para trabalhos de natureza músico-teatral e obras vocais.
4) Assistência a ensaios / contacto com artistas e especialistas na área de técnicas específicas no âmbito dos estudos da voz e do movimento.
Bibliografia
Campo, G. & Molik, Z. (2012). Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. São Paulo: É Realizações.
Gordon, E. (2005). Harmonic Improvisation for Adult Musicians. Chicago: GIA.
Jordan, J. & Shenenberger, M. (2004). Ear Training Immersion Exercises for Choirs. Chicago: GIA.
Nachmanovitch, S. (1990). Ser Criativo o poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo: Summus Editorial
Schafer, M. (1991). O ouvido pensante. São Paulo: UNESP.
Método de ensino
Actividades de voz e movimento lideradas pela docente. Exercícios a solo, em duo, trio e quartetos. Aulas abertas com a participação de docentes convidados. Audição e visionamento de suportes educativos de natureza artística: análise, discussão e introspecção.
Método de avaliação
Avaliação:
1) Qualidade de participação nas aulas e documento constituído por sínteses reflexivas relativas a cada uma das aulas (80%);
2) Prova prática final a definir de acordo com teste diagnóstico a realizar no início do semestre, incluindo uma actividade musical de interpretação e outra de improvisação (20%).
Dada a natureza prática do trabalho e o facto de se tratar de um trabalho que requer uma boa dinâmica de grupo, a pontualidade e a assiduidade serão tomadas em consideração na avaliação do documento 1).