
Análise e Teoria Musical - de 1815 a 1890
Código
711021062
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6
Professor responsável
Maria Manuela Toscano
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir e desenvolver competências técnicas e conceptuais na área da Análise Musical;
b) Conhecer as principais correntes do pensamento teorico-musical no período considerado;
c) Contextualizar do ponto de vista histórico, sociológico e estético os fenómenos musicais relativos ao período em questão;
d) Adquirir um conhecimento aprofundado do repertório musical e musico-teatral do período considerado;
e) Conhecer as metodologias actuais de investigação, apresentação e comunicação de resultados de acordo com os padrões da disciplina.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Estudo aprofundado de um número limitado de peças representativas da música europeia oitocentista em articulação com a disciplina de História da Música (1820-1890):
1. Os modelos operáticos: o melodramma italiano e a ópera romântica alemã.
2. Schubert e o Lied.
3. O virtuosismo instrumental
4. A forma sonata, suas variantes e aplicação aos vários géneros instrumentais.
5. Liszt, os nacionalismos e o poema sinfónico
Bibliografia
COOK, Nicholas, A Guide to Musical Analysis, Oxford, Oxford University Press, 1987
PARKER, Roger, Insolite forme or Basevis Garden Path in Leonoras Last Act. Essays on Verdian Discourse, Princeton, Princeton University Press, 1997, pp. 42-60.
PARSONS, James (ed.), The Cambridge Companion to the Lied, Cambridge, Cambridge University Press, 2004.
POWERS, Harold, La solita forma and the uses of convention, Nuove Prospettive nella Ricerca Verdiana, Parma/Milão, Istituto di Studi Verdiani/Ricordi, 1987, pp. 74-109.
ROSEN, Charles, The Romantic Generation, Harvard, Harvard University Press, 1995 (trad. portuguesa A Geração Romântica, S. Paulo, Edusp, 2000).
TUSA, Michael, Euryanthe and Carl Maria von Webers Dramaturgy of German Opera, Oxford, Oxford University Press, 1991.
Método de ensino
40% de aulas teóricas e 60% de práticas (com uma fixação prévia do plano da disciplina com todas as sessões tematicamente definidas). As aulas práticas consistem na preparação, exposição e discussão de análises de peças do repertório a trabalhar. Estas aulas incluem a audição e discussão de exemplos musicais.
Método de avaliação
Dois testes escritos (cada um com um peso de 50%). O aluno deve comparecer a pelo menos 50% das aulas.