Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Análise e Teoria Musical - de 1815 a 1890

Código

711021062

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6

Professor responsável

Maria Manuela Toscano

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir e desenvolver competências técnicas e conceptuais na área da Análise Musical;
b) Conhecer as principais correntes do pensamento teorico-musical no período considerado;
c) Contextualizar do ponto de vista histórico, sociológico e estético os fenómenos musicais relativos ao período em questão;
d) Adquirir um conhecimento aprofundado do repertório musical e musico-teatral do período considerado;
e) Conhecer as metodologias actuais de investigação, apresentação e comunicação de resultados de acordo com os padrões da disciplina.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Estudo aprofundado de um número limitado de peças representativas da música europeia oitocentista em articulação com a disciplina de História da Música (1820-1890):
1. Os modelos operáticos: o melodramma italiano e a ópera romântica alemã.
2. Schubert e o Lied.
3. O virtuosismo instrumental
4. A forma sonata, suas variantes e aplicação aos vários géneros instrumentais.
5. Liszt, os nacionalismos e o “poema sinfónico”


Bibliografia

COOK, Nicholas, A Guide to Musical Analysis, Oxford, Oxford University Press, 1987
PARKER, Roger, “‘Insolite forme’ or Basevi’s Garden Path” in Leonora’s Last Act. Essays on Verdian Discourse, Princeton, Princeton University Press, 1997, pp. 42-60.
PARSONS, James (ed.), The Cambridge Companion to the Lied, Cambridge, Cambridge University Press, 2004.
POWERS, Harold, “La solita forma and the uses of convention”, Nuove Prospettive nella Ricerca Verdiana, Parma/Milão, Istituto di Studi Verdiani/Ricordi, 1987, pp. 74-109.
ROSEN, Charles, The Romantic Generation, Harvard, Harvard University Press, 1995 (trad. portuguesa A Geração Romântica, S. Paulo, Edusp, 2000).
TUSA, Michael, “Euryanthe” and Carl Maria von Weber’s Dramaturgy of German Opera, Oxford, Oxford University Press, 1991.

Método de ensino

40% de aulas teóricas e 60% de práticas (com uma fixação prévia do plano da disciplina com todas as sessões tematicamente definidas). As aulas práticas consistem na preparação, exposição e discussão de análises de peças do repertório a trabalhar. Estas aulas incluem a audição e discussão de exemplos musicais.

Método de avaliação

Dois testes escritos (cada um com um peso de 50%). O aluno deve comparecer a pelo menos 50% das aulas.

Cursos