
Música de Câmara
Código
711021064
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6
Professor responsável
Maria Manuela Toscano
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
a)Saber construir uma interpretação adequada à obra musical no plano estético, retórico, expressivo, estilístico e técnico.
b)Adquirir competências analíticas, desenvolver sensibilidade musical e capacidade de construir uma performance autónoma.
c) Saber combinar a performance individual no conjunto de câmara, em função da especificidade da obra, surpreendendo os momentos de interacção recíproca.
d) Adquirir aptidões de comunicação visual e gestual com os restantes membros do grupo, no momento da performance.
e) Conhecer a pronúncia e o potencial semântico, musical e expressivo das línguas em causa, bem como a sua interacção possível com o jogo instrumental.
Pré-requisitos
Admissão na disciplina requere musicalidade e um domínio real do instrumento/voz equivalente ao 5º grau de um Conservatório de Música. A selecção realiza-se em Janeiro de 2014, em data a anunciar. Para essa audição o estudante deverá preparar uma peça musical à sua escolha.
Conteúdo
a) Execução de peças musicais em grupos de câmara previamente preparadas pelo estudante. Repertório abrangido: do Séc. XVI ao Séc.XXI.
b) Discussão de questões relacionadas com a estética, análise, estilo e interpretação do carácter das peças executadas.
c) A corporeidade no gesto performativo como fonte de sentido musical. Enfoque nas várias naturezas do silêncio, respiração, diferenciação sonora, plasticidade e energia.
d) Organização retórica e temporal da execução, com especial enfoque no início e final de peça, transições de frases musicais, preparação de climax, respirações, silêncios.
e) Interpretação poético-musical e trabalho com a pronúncia e enunciação cantada da língua na obra vocal em causa (francesa, portuguesa, castelhana, alemã, italiana, russa).
Bibliografia
BERNAC, Pierre, The Interpretation of French Song, London,Norton & Company, 1976.
DONINGTON, Robert, The Interpretation of Early Music, London, Faber Ed., 1990.
FASSINA, Jean, Lettre à un jeune pianiste, Paris, Fayard, 2000.
HERR, Sophie, Geste de la voix et théâtre du corps, Paris, LHarmattan, 2009
TRANCHEFORT, François-René, Guide de la musique de chambre, Paris, Fayard, 1989.
Método de ensino
a) Expressão gestual e movimento no espaço, orientados pelo ideal sonoro, pela energia e plasticidade de frases musicais que apresentem dificuldades reiteradas de execução.
b)Problemas técnicos: trabalho em máxima lentidão, orientado sempre por intenções musicais e expressivas.
c)Associação de questões interpretativas com situações afins em outras obras.
d) A palavra cantada: nível semântico, fonético, rítmico e articulação
Método de avaliação
Avaliação individual na audição do conjunto de câmara no final do Semestre. Avaliação contínua, segundo os seguintes critérios: empenho pessoal, capacidade de trabalho e evolução positiva na preparação prévia das tarefas propostas, rapidez de resposta e capacidade de integração musical e humana em grupo.