
Temas de Investigação em Musicologia
Código
711021066
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6
Professor responsável
Manuel Deniz Silva
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir competências metodológicas, conceptuais e de pesquisa na área em estudo;
b) Adquirir capacidade para discutir criticamente textos e problemas relacionados com a temática em estudo;
c) Adquirir domínio de diferentes modelos metodológicos de investigação na área da musicologia;
d) Adquirir juízo crítico relativamente a distintas formas de apresentação e comunicação dos resultados de investigação e pesquisa em musicologia.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Considerada durante muito tempo como uma prática secundária e marginal pela musicologia, a música para cinema revelou-se nas últimas décadas num objecto de estudo inovador, tendo originado um campo de investigação interdisciplinar particularmente dinâmico. Neste seminário, serão discutidas as novas correntes teóricas que se têm proposto reavaliar o lugar da música na prática cinematográfica, e analisados exemplos relevantes da história do cinema que permitem pensar as diferentes relações que a música e o som podem estabelecer com as imagens em movimento. Paralelamente, será abordada a evolução da música para cinema em Portugal, nos seus aspectos técnicos, estéticos e de recepção.
Bibliografia
ALTMAN, Rick (1992) (ed.) Sound theory, sound practice. New York/London: Routledge 1992
CHION, Michel, Un art sonore, le cinéma: histoire, esthétique, poétique, Paris: Éditions «Cahiers du cinéma», 2003
EISLER, Hanns and [ADORNO, Theodor], Composing for the films, New York: Oxford University Press, 1947.
GOLDMARK, Daniel, KRAMER, Lawrence and LEPPERT, Richard, Beyond the soundtrack, representing music in cinema, Berkeley: University of California Press, 2007.
GORBMAN, Claudia, Unheard Melodies: Narrative Film Music, Bloomington: Indiana University Press, 1987
KASSABIAN, Anahid, Hearing Film: Tracking Identifications in Contemporary Hollywood Film Music, New York and London: Routledge, 2001.
Método de ensino
Articulação entre a discussão teórica, a exposição histórica e a análise de sequências de filmes. Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito do seminário.
Método de avaliação
Elaboração e apresentação de um breve ensaio sobre a música e o som num filme português, a partir de uma selecção a indicar.