
Análise e Teoria Musical - de 800 a 1300
Código
711021072
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6
Professor responsável
Manuel Pedro Ferreira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir conhecimentos sobre os aspectos mais relevantes da teoria musical desta época (modalidade e contraponto);
b) Ser capaz de apreciar as técnicas composicionais desta época (na composição monódica, gregoriana ou trovadoresca, e na polifonia) e as questões que estas levantam;
c) Ser capaz de analisar uma selecção de obras musicais à luz destas teoria e prática composicional;
d) Estar apto a reconhecer auditivamente a modalidade gregoriana.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Os princípios básicos da salmodia. Como ler melodias gregorianas a partir das edições modernas. As principais correntes da teoria musical medieval. O comportamento modal das melodias de canto gregoriano segundo o sistema tradicional de oito modos. Limites dos instrumentos analíticos tradicionais e a importância das contribuições de Jean Claire. Como abordar monodia profana desprovida de dimensão teórica explícita: comportamento particular da música trovadoresca. Problemas estilísticos do repertório polifónico compreendido entre c. 1100 e 1300: texturas contrapontísticas, hierarquia intervalar e (se apontadas) características rítmicas.
Bibliografia
Apel, W. (1958). Gregorian Chant. Bloomington: Indiana University Press.
Asensio, J. C. (2003). El canto gregoriano. Madrid: Alianza Editorial
Cardine, E. (1989). Primeiro Ano de Canto Gregoriano. São Paulo: Attar / Palas Athena
Ferretti, P. (1938). Esthétique grégorienne. Solesmes: Abbaye Saint-Pierre de Solesmes
Graduale (1961). Graduale Romanum. Tournai: Desclbe & Co
Graduale (1979). Graduale Triplex. Solesmes: Abbaye Saint-Pierre de Solesmes
Powers, H. (2001). Mode. Sadie, S. (Ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan.
Wilson, D. F. (1990). Music of the Middle Ages: Style and Structure. New York: Schirmer Books
Método de ensino
As aulas consistem em componentes teóricas e prácticas, na proporção de 40% (componente teórica) e 60 % (componente prática). A componente teórica inclui a exposição por parte do docente de elementos programáticos do conteúdo do curso e a discussão de conceitos históricos e analíticos; a componente prática inclui leitura de notação quadrada, análise auditiva de trechos modais tocados ou cantados, a realização de exercícios escritos e a análise do repertório correspondente a partir da pauta escrita.
Método de avaliação
Entre os elementos de avaliação consta:
a) Um teste centrado no canto gregoriano (40%);
b) Um teste centrado na polifonia, incluindo adicionalmente a monodia trovadoresca (40%);
c) Trabalhos realizados e discutidos nas aulas, participação e assiduidade (20%).