Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Prática Musical – Músicas do Mundo

Código

711021080

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6

Professor responsável

Svetlana Poliakova

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Ao terminar esta UC com aproveitamento o aluno terá:
a) Alargado o seu campo de experiências musicais através da prática de música tradicional russa e repertório sacro da Igreja Oriental;
b) Desenvolvido a capacidade e o gosto da interpretação musical em conjunto;
c) Adquirido uma compreensão histórica e estilística dos repertórios acima referidos.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. Introdução às Práticas Corais Russas: canto tradicional e canto litúrgico russo - contextualização histórico-cultural.
2. Canto tradicional russo - géneros, periodização, estilos regionais.
3. Repertório tradicional russo - análise e interpretação.
4. O canto litúrgico bizantino como matriz do canto sacro russo. Contextualização histórica e litúrgica da tradição bizantina central, tradições locais da igreja copta, da Arménia, da Geórgia, tradições siríacas e eslavas. Sistematização do canto sacro bizantino; tipologia da escrita musical e fontes.
5. Repertório litúrgico bizantino - análise e interpretação.
6. Canto sacro russo - periodização e sistematização; tradição monódica e polifónica do cantochão; obras sacras dos compositores russos dos sécs. XVIII-XXI.
7. Repertório sacro russo: análise e interpretação dos exemplos de várias épocas e tradições regionais nas suas formas responsoriais, antifonais, canto directo; canto contrafactum.

Bibliografia

Levy K. & Troelsgård Chr. (1995). Byzantine chant. The New Grove Dictionary of Music Musicians, v.4. London: MacMillan, 685- 699.
Moody I. (2002). Um Panorama da Música Sacra Russa. Música Russa. Um Panorama, Público, Centro Cultural de Belém. Lisboa: CCB, 83-89.
Moody, I. & Poliakova, S. (2013) “Russian Hymnology”, in J. R. Watson, E. Hornby (ed.), The Canterbury Dictionary of Hymnody. Retrieved from http://www.hymnology.co.uk/ ISBN 978-972-789-6.
Poliakova S. (2009). Sin 319 and Voskr 27 and the triodon cycle in the liturgical praxis in Russia during the Studite Period. PhD thesis. Lisboa: FCSH-UNL.
Strunk O. (1977). Essays on Music in the Byzantine World, New York: W. W. and Norton Company

Método de ensino

Esta unidade curricular consiste em 70% de aulas práticas de interpretação coral do repertório e 30% de aulas teóricas.
A componente prática inclui a interpretação numa audição pública de entre 7-10 obras de várias épocas, estilos e escolas nacionais.
A componente teórica baseia-se na exposição, por parte da docente, das questões históricas, interpretativas e analíticas do respetivo repertório e na discussão destas questões.

Método de avaliação

Os elementos de avaliação são:
a) Interpretação numa audição de 7-10 obras de vários épocas, estilos e escolas nacionais, resultante do trabalho de preparação na aula (60%);
b) Um teste escrito que abrange os domínios da história da música sacra bizantina, de várias vertentes nacionais, e da música tradicional russa (40%).

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