Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Técnicas de Composição

Código

711021084

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

3

Professor responsável

Svetlana Poliakova

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir noções básicas de contraponto e harmonia na música ocidental;
b) Conhecer as principais questões conceptuais e terminológicas nesses domínios;
c) Desenvolver capacidades analíticas;
d) Realizar exercícios práticos de contraponto, harmonia e análise de acordo com estilos de diferentes épocas.

Pré-requisitos

Conteúdo

1. Contraponto
1.1 Introdução ao contraponto: definição e processos da evolução da linguagem.
1.2 Noções básicas de contraponto renascentista.
1.3 Contraponto a 2, 3 e 4 vozes: condução melódica, tipos de técnicas de contraponto simples e composto.
1.4 Noção geral das formas polifónicas. Análise de repertório desde o século XI ao século XVII.
2. Harmonia tonal
2.1 Noções básicas.
2.2 Harmonia diatónica: tríade, acordes de sétima, funções harmónicas, cadências. 2.3 Harmonia cromática: graus e acordes alterados, modulação, modulação gradual para tonalidades próximas, dominantes secundárias.
2.4 Noções básicas de estruturas formais. Análise harmónica de repertório compreendido entre os séculos XVIII e XXI, ilustrando as transformações da linguagem harmónica. Componentes contrapontísticas desses repertórios.

Bibliografia

Bochmann, Ch. (2003). A Harmonia do Tonalismo. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa.
Lamas, E. (2008). Sebenta de harmonia com vista à realização do baixo-cifrado. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa.
Piston, W. & DeVoto, M. (1987). Harmony. New York: W. W. Norton.
Schoenberg, A. (2003). Preliminary Exercises in Counterpoint. Los Angeles: Belmont Music Publishers.
Schoenberg, A. (1999). Structural Functions of Harmony. London: Faber and Faber.

Método de ensino

As aulas são de carácter teórico-práctico. A componente teórica inclui a exposição por parte do docente de elementos programáticos do conteúdo do curso; a componente prática materializa-se na realização de exercícios escritos, audição de exemplos musicais e análise do repertório correspondente.
Para o sucesso da aprendizagem, torna-se imprescindível a utilização de vários recursos audiovisuais, uma parte deles ligada à busca de fontes, outra à integração no processo de aprendizagem das pesquisas referentes às várias temáticas abordadas.
É obrigatória a presença do aluno em 75% de aulas.


Método de avaliação

Elementos de avaliação:
a) Trabalhos escritos realizados fora da aula, corrigidos e discutidos semanalmente em contexto de aula (20%);
b) Um teste de contraponto e dois de harmonia (30%);
c) Um teste final que abrange os domínios da harmonia e do contraponto (50%).

Cursos