Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Epistemologia

Código

711031005

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Nuno Carlos Venturinha

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Adquirir uma visão geral dos problemas que se debatem na epistemologia contemporânea.
2. Relacionar os problemas do conhecimento com a epistemologia actual.
3. Compreender as questões fundamentais da relação da filosofia com as várias ciências.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

O considerar algo verdadeiro
Na Crítica da Razão Pura, mais especificamente na terceira secção do capítulo II da Doutrina Transcendental do Método, Kant faz uso da noção de “considerar algo verdadeiro” (Fürwahrhalten), a qual inclui três modos epistémicos: opinião, crença e saber. Analisar-se-á em detalhe a argumentação kantiana quer nesse quer noutros textos, especialmente nos capítulos IX e X da Introdução à Lógica de Jäsche. O curso desenvolver-se-á através de um enfoque dos diferentes empregos do conceito de Fürwahrhalten após Kant, designadamente em Bolzano, Frege, Husserl e Wittgenstein, cada um deles apresentando visões epistemológicas distintas que importa considerar se quisermos responder ao questionamento contemporâneo sobre a natureza e a possibilidade do conhecimento.

Bibliografia

BOLZANO, B., Wissenschaftslehre, ed. J. Berg, Gesamtausgabe, vols. 11,1-14,3, Stuttgart, Frommann-Holzboog, 1985-2000; Theory of Science, 4 vols., ed. / tr. P. Rusnock / R. George, Oxford, Oxford University Press, 2014.
FREGE, G., Grundgesetze der Arithmetik, vol. I, Hildesheim, Georg Olms, 1966; The Basic Laws of Arithmetic, tr. M. Furth, Berkeley, University of California Press, 1964.
HUSSERL, E., Einleitung in die Logik und Erkenntnistheorie. Vorlesungen 1906/07, ed. U. Melle, Husserliana, vol. 24, The Hague, Martinus Nijhoff, 1985; Introduction to Logic and Theory of Knowledge. Lectures 1906/07, tr. C. O. Hill, Collected Works, vol. 13, Dordrecht, Springer, 2008.
KANT, I., Kritik der reinen Vernunft, Werkausgabe, vols. III-IV, ed. W. Weischedel, Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1974; Critique of Pure Reason, tr. P. Guyer / A W. Wood, Cambridge, Cambridge University Press, 1998; Crítica da Razão Pura, tr. M. P. dos Santos / A. F. Morujão, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.
WITTGENSTEIN, L., Über Gewissheit / On Certainty, ed. G. E. M. Anscombe / G. H. von Wright, tr. D. Paul / G. E. M. Anscombe, Oxford, Blackwell, 1974; Da Certeza, tr. M. E. Costa, Lisboa, Edições 70, 1990.

Método de ensino

O método de ensino adoptado combinará a exposição baseada na leitura e comentário de textos com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.

Método de avaliação

Para além de um exame final (60%), cada aluno deve realizar um trabalho escrito, que será apresentado e discutido em aula (40%).


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