
Filosofia da Linguagem
Código
711031055
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
Paulo Melo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar os vários aspectos implicados na descrição fenomenológica da linguagem
b) Conhecimento sumário das relações e intersecções entre o estudo da Linguística contemporânea e a Filosofia da Linguagem
c) Conhecimento das principais questões suscitadas pela linguagem em sede filosófica
d) Identificação das principais articulações da Filosofia da Linguagem com a Ontologia, a Antropologia e a Filosofia do Conhecimento
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O curso descreverá e analisará três abordagens principais ao tema do sentido linguístico:
a) a teoria denotativa do sentido: Wittgenstein («Tractatus»);
b) a teoria verificativa do sentido: positivismo lógico (Carnap);
c) a teoria pragmática do sentido: Grice, Austin, Searle.
Bibliografia
* Austin, J. L., «How to do things with words», Harvard University Press, 1975
* Carnap, Rudolf, «Testability and Meaning», Literary Licensing, 2011
* Grice, Paul, \"Utterer´s Meaning and Intentions\", em P. Ludlow (ed.), «Readings in the Philosophy of Language», The MIT Press, 1997
* Searle, John R., «Speech Acts», Cambridge University Press, 2011
* Wittgenstein, Ludwig, «Tractatus Logico-Philosophicus» («Annalen der Naturphilosophie», 1921); edição bilingue (alemão/inglês) (D. F. Pears e B. F. McGuinness), com correcções introduzidas no texto alemão pelos tradutores em 1960 e em 1971, e Introdução de Bertrand Russell, Routledge & Kegan Paul, London, 1972 [tradução portuguesa de M. S. Lourenço, «Tratado Lógico-Filosófico / Investigações Filosóficas», Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1987]
Método de ensino
Aulas expositivas e de leitura e discussão de textos
Método de avaliação
O aluno poderá escolher entre as seguintes modalidades: a) uma ou duas intervenções orais programadas, com apresentação prévia do tópico tratado [factor de ponderação na nota final: 20%, cada intervenção] + uma prova escrita de frequência; ou, b) um trabalho individual escrito, com exposição oral [factor de ponderação na nota final: 40%] + uma prova escrita de frequência; ou, c) apenas uma prova escrita de frequência.